Comitiva participou de reuniões e conheceu projetos nas áreas de educação, construção civil e cibersegurança
Israel se consolida cada vez mais como um dos países mais inovadores do mundo. Para entender melhor algumas dessas áreas, uma comitiva do Sul Catarinense, liderada pela Satc, visita o país. Startups, parques tecnológicos, universidades e todo o complexo que formam o sistema de inovação foram visitados pelo grupo.
Integram a comitiva o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan, o head de Inovação da Satc, Gustavo dos Santos De Luca, o CEO da BPM Pré-moldados Nivaldo de Loyola Richter, o diretor da Tubarão Saneamento, Marcelo Fernandes Matos, o advogado do Grupo Ezos Marcus Spillere, e o conselheiro de Administração e de Inovação do Grupo Ezos, Henrique Mezzari.
O grupo chegou na semana passada a Israel e inicia o retorno nesta quarta-feira ao Brasil. Uma agenda extensa e diversificada compôs a viagem. “Nosso grupo é formado por gestores de segmentos distintos. Por isso, foi montada uma agenda específica, observando essas questões. Os empresários puderam conhecer o ecossistema de Beer-Sheva e tudo que ele agrega”, informa o head de Inovação da Satc, Gustavo dos Santos De Luca.
Entre os assuntos de interesse estavam questões que envolvem cibersegurança, inovações na área da construção civil e também nas foodtechs, startups voltadas para a alimentação. “Acredito que o mais importante tenha sido entendermos a forma como Israel pensa e desenvolve a inovação. E, para além disso, conhecemos diversos negócios que vêm fazendo a diferença também nos setores de energia, alimentação e sustentabilidade. Poder ver de perto inúmeras iniciativas únicas para a sociedade foi uma experiência incrível que, com toda certeza, renderá frutos no futuro, tanto para a Satc quanto para o Grupo Ezos e suas unidades de negócios”, destaca o conselheiro do Grupo, Henrique Mezzari.
Uma das visitas realizadas foi a IDF Building, que atua na capacitação e desenvolvimento de talentos. O modelo de aprendizagem proposto é diferenciado e pode inspirar ações na Satc.
Para o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan, o foco continua sendo de aprendizado. “Cada vez aprendemos mais, conhecemos mais pessoas e nos conectamos a esse ecossistema único de Israel. O objetivo da nossa viagem é estreitar laços, interligar as nossas empresas com as de Israel para fomentar a inovação. Com isso, queremos conhecer projetos de baixo carbono que serão aplicados na Cidade do Conhecimento”, ressalta.
No domingo, o grupo visitou a empresa Plasson e o Kibutz Maagan Michael. Depois foi possível entender mais sobre as questões que envolvem o tratamento de águas e efluentes. Hoje, Israel reutiliza 85% da água que consome. É o país com a maior taxa de reutilização no mundo. Só para se ter uma ideia, o Brasil reutiliza apenas 6%.