Geral

Representantes legais de aposentados e pensionistas do INSS e BPCs já podem contratar crédito consignado

O Cartão de Benefício INSS também está disponível desde 19 de setembro

Foto: Ilustrativa

Os representantes legais das pessoas que recebem Benefício da Previdência Social (aposentados e pensionistas do INSS) e Benefício de Prestação Continuada (BPC) já podem fazer empréstimos consignados em nome de seus representados. A mudança se deu por meio da Instrução Normativa (IN) Nº 136, de 11 de agosto de 2022. A IN determina que fica a critério de cada instituição financeira conceder a contratação do consignado para seu representante legal. Na mesma instrução, no artigo 2º, alínea A, fica determinado que “o desconto, seu valor e o respectivo número de prestações a consignar sejam expressamente autorizados pelo titular do benefício ou por seu representante legal, na qualidade de curador, guardião ou tutor (nato ou judicial)”.

“Antes da nova Lei ser aprovada, quem tinha benefício com representante legal acabava contratando linhas de crédito muito mais caras, como o débito em conta, que em alguns Bancos e Financeiras chega a mais de 30% ao mês”, explicou Marco Antônio Medeiros, CEO da empresa Credexpress, correspondente bancário, especialista neste tipo de contratação financeira.

Regras para fazer empréstimo por meio do representante

O crédito para representante legal segue as mesmas regras do crédito consignado, isso porque se enquadra na mesma modalidade. A taxa de juros para esse tipo de crédito não pode, por lei, ultrapassar 2,14% ao mês – porcentagem essa que pode variar de acordo com a instituição financeira. O prazo para pagamento do valor é de até 84 vezes.

O valor é liberado na mesma conta em que recebe o benefício podendo ser do próprio beneficiário ou do representante. Uma das dúvidas recorrentes de quem tem interesse em fazer o empréstimo consignado é sobre a faixa etária do beneficiário. “Mesmo que o beneficiário seja menor de idade, é possível fazer a contratação do empréstimo”, enfatiza o CEO da Credexpress. “Somos especialistas e podemos auxiliar na melhor opção de empréstimo”, destaca o CEO.

Vantagens em solicitar o Cartão de Benefício INSS

Conforme a Lei 14.431, aposentados e pensionistas do INSS e BPCs podem, agora, solicitar um novo cartão magnético, o chamado Cartão de Benefício INSS. Com ele, o limite de crédito passa de 40% para 45% – praticamente, uma nova margem para crédito.

A grande diferença é que esses 5% só podem ser usados para abater as despesas contraídas ou saques realizados com esse novo cartão de crédito. Ou seja: funciona como um complemento ao Cartão de Crédito Consignado que já é conhecido pelos beneficiários.

Vantagens Exclusivas do cartão benefício

Ao mesmo tempo, as novas regras trazem vantagens exclusivas.

  • Auxílio Funeral
  • Seguro de Vida
  • Descontos em redes de farmácias conveniadas
  • Sem anuidade
  • Até 40 dias para pagar a fatura

Receba ajuda de especialistas

Antes de fazer o empréstimo consignado, é importante procurar um especialista para não correr riscos e garantir o melhor contrato. Na hora de fazer o seu empréstimo consignado, procure uma instituição financeira ou banco autorizado pelo Banco Central.

A Credexpress, é uma marketplace com mais de 18 anos de história no mercado financeiro e com parceria com mais de 15 instituições, é uma das empresas especializadas que pode dirimir as dúvidas e encaminhar o melhor contrato. Entre em contato gratuitamente pelo telefone 0800-729-2244 (também whats) ou no site www.credexpress.com.br e saiba tudo sobre essas novidades do empréstimo consignado.

Notícias Relacionadas

Governo orienta servidores inativos e pensionistas sobre pagamentos

A principal orientação é que os idosos, que fazem parte do grupo de risco, não se dirijam às agências para sacar o salário, e em vez disso, optem por pagar suas despesas por meio do cartão de débito ou crédito

Aposentados começam a receber este mês 1ª parcela do décimo terceiro

Aposentados e pensionistas receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro de 2018.

Dois milhões de aposentados e pensionistas do INSS podem ter o pagamento bloqueado a partir desta segunda

Bloqueio será feito para quem ainda não realizou a prova de vida.

Aposentados e pensionistas do INSS têm até fevereiro para comprovar vida

Quem não puder comparecer à agência bancária por motivo de doença ou dificuldade de locomoção pode eleger uma pessoa junto ao INSS.