Eleições 2022

Pesquisa Record TV – Real Time Big Data: Veja os números para o 2º turno ao governo de SC

Candidato Jorginho Mello (PL) tem ampla vantagem sobre Décio Lima (PT) no segundo turno das Eleições 2022

Jorginho Mello (PL, à direita na foto) aparece à frente de Décio Lima (PT) em pesquisa da Record TV – Real Time Big Data – Foto: Leo Munhoz/ND

O candidato do PL ao Governo de Santa Catarina, Jorginho Mello, lidera a corrida eleitoral no segundo turno com 69% dos votos válidos (descontados nulos e brancos), de acordo com pesquisa encomendada pela Record TV e divulgada pelo Real Time Big Data nesta quinta-feira (20). O adversário dele, Décio Lima (PT), aparece com 31%.

De acordo com o levantamento, Jorginho Mello também lidera na pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor. Nesse cenário, o candidato do PL tem 56% das intenções de voto, contra 25% de Lima. Nulos e brancos somam 12% e não sabem ou não responderam, 7%.

Pesquisa Eleitoral Segundo Turno em Santa Catarina, com os votos válidos (descontados brancos e nulos) – Foto: Record TV/ Real Time Big Data/ND

Foram ouvidos 1.000 eleitores catarinenses nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19). A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SC-03207/2022.

Pesquisa estimulada Record TV / Real Time Big Data – Foto: Record TV/ Real Time Big Data/ND

Pesquisa também analisa o perfil do eleitor

Considerando a renda mensal dos eleitores, Mello tem mais votos entre os que ganham mais de cinco salários mínimos (66%), de dois a cinco salários mínimos (65%) e entre os que ganham até dois salários mínimos (41%). Lima tem 14%, 17% e 40%, respectivamente.

Segundo o Real Time Big Data, Mello tem 62% das intenções de voto de homens e 50% de mulheres, enquanto Lima tem 23% dos votos masculinos e 27% dos votos femininos.

O candidato do PL também aparece à frente entre os eleitores evangélicos (61%) e católicos (54%). Já o postulante do PT, por sua vez, tem 18% (evangélicos) e 27% (católicos).

Com informações ND+