Geral

Frente fria e calor de quase 30°C: veja o que antecede a chegada de ciclone em SC

Evento climático terá origem no Rio Grande do Sul e favorecerá a ocorrência de temporais e chuva volumosa para os próximos dias

Foto: Diorgenes Pandini

A formação de uma nova frente fria mantém o alerta para temporais e chuva volumosa, durante esta quinta-feira (20), em Santa Catarina. Por conta da aproximação de um ciclone vindo do Rio Grande do Sul, a chuva e ventos devem se intensificar, mas a condição muda a partir do fim de semana, e o sol deverá voltar ao Estado.

Nesta quinta-feira, a frente fria mantém o tempo instável em boa parte de Santa Catarina. O dia ainda deve registrar pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados, principalmente, em localidades do Grande Oeste, Vale do Itajaí e norte do Estado.

Nas demais áreas, tanto a chuva, como os temporais, devem ser bem mais isolados. Mesmo assim, a Defesa Civil mantém o alerta para chuva intensa ao longo de quinta.

Foto: DCSC/Reprodução

Os maiores acumulados ficam restritos, principalmente, às áreas de divisa com o Paraná. A chuva, acompanhada de raios, rajadas de vento e queda de granizo, deve ocorrer durante o dia, perdendo força já no período da noite.

A Defesa Civil informa que o risco para ocorrências associadas aos temporais e a chuva volumosa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos é alto nas áreas em laranja do mapa, moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde.

Foto: DCSC/Reprodução

À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 29°C no Litoral Sul, 20°C nas áreas de divisa com o Estado paranaense e variam de 21°C a 25°C nas demais regiões de Santa Catarina.

Formação de ciclone

Na sexta-feira (21) a formação de um ciclone, próximo do litoral do Rio Grande do Sul e associado à frente fria do dia anterior, deixa o dia com variação de nuvens, chuva isolada e temporais isolados, principalmente na região serrana e Litoral Sul.

Foto: DCSC/Reprodução/

O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. A partir da noite as condições de tempo começam a melhorar.

O ciclone influencia, principalmente, nas rajadas de ventos, que devem atingir os 60 km/h no Grande Oeste, ao longo do dia, e no litoral catarinense a partir do final da tarde. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos.

O amanhecer tem temperaturas de 11°C na Serra, 11°C a 15°C nos Planaltos, Meio-Oeste e de 15°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, máximas chegam a 25°C a 30°C no Litoral, Vale do Itajaí, Planalto Norte, atingem 19°C na Serra e 23°C nas demais regiões.

Chuva dá trégua no sábado

No sábado (22) a atuação de uma alta pressão deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em boa parte do Estado.

Foto: DCSC/Reprodução

Em localidades do litoral, e áreas próximas, a presença das nuvens deve ser maior e, à noite, há chance de chuvisco isolado por conta da umidade vinda do mar. Porém, a Defesa Civil reitera que não há risco de ocorrências durante este sábado.

O amanhecer será gelado na Serra, com temperaturas próximas dos 4°C. Nos Planaltos, Meio-Oeste, os termômetros oscilam de 7°C a 12°C e de 12°C a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 26°C no Planalto Norte, Alto Vale, Extremo Oeste, 23°C na Serra e variam de 22°C a 25°C nas demais áreas.

Confira as máximas e mínimas para esta quinta-feira:

Litoral Norte: 19°C/25°C;
Planalto Norte: 15°C/20°C;
Grande Florianópolis Litorânea: 18°C/25°C;
Grande Florianópolis Serrana: 16°C/23°C;
Vale do Itajaí: 17°C/25°C;
Litoral Sul: 17°C/25°C;
Planalto Sul: 12°C/19°C;
Meio-Oeste: 13°C/19°C;
Oeste: 15°C/22°C;
Extremo Oeste: 15°C/20°C.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo em SC: calor intenso e tempestade devem marcar a terça-feira

No decorrer do dia várias cidades catarinenses devem registrar temperaturas elevadas em torno de 30°C.

Domingo de sol e temperaturas de até 38°C

Previsão indica que, o pico dessa onda de calor deverá ocorrer os dias 2 e 3 de janeiro, com a máxima na casa dos 40ºC.

Coorsel conta com a ajuda de outras cooperativas para reestruturar os danos do Ciclone

Mais de 3000 unidades consumidoras foram afetadas pelos ventos que atingiram a região na última terça-feira (30)

Domingo será de sol em Santa Catarina