Pela primeira vez, Laguna participa da rota do Programa Pista Certa, da Fundação Mapfre, de São Paulo. A carreta está localizada em frente ao Ginásio de Esportes Bertoldo Werner, ao lado da Udesc, no bairro Progresso. Cerca de 1,3 mil crianças das redes pública e particular de ensino serão atendidas pelo projeto por todo o estado. O Pista Certa estará na cidade até o próximo sábado (12). Durante a semana o programa está aberto, por meio de agendamento, para as escolas. O público poderá visitar a pista no final de semana.
O projeto, voltado para crianças de 5 a 9 anos, repassa conteúdos sobre segurança viária e ressalta a importância das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a integridade das pessoas.
Segundo a monitora Camila Santos é mais fácil ensinar regras a uma criança do que a um adulto. “Essa é a nova geração de condutores, se eles levarem essas regras até o momento de dirigir, com toda certeza nossos futuros motoristas serão mais conscientizados”, ressalta.
As atividades são realizadas a partir de experiências lúdicas e pedagógicas, vivenciadas em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante. Primeiro, as crianças escutam a historinha do trânsito, em que são detalhadas as regras e demais informações importantes. Em seguida, são levadas a pista miniatura, para aprenderem na prática a evolução do trânsito.
Um dos aliados para Laguna entrar no roteiro da Fundação Mapfre foi o projeto Protetor Amigo – Anjos da Guarda, lançado neste ano pela Guarda Municipal. Temas como trânsito, drogas, violência, entre outros, são levados aos estudantes do município.
A guarda municipal, Sayonara Jacques acredita que a vinda do Pista Certa vai criar uma geração consciente. "Eles aprendem cada detalhe através da brincadeira. Serão motoristas e pedestres educados", afirma.
Escola do bairro Estreito visita o programa
Nesta segunda-feira (7), a escola Dr Amando Calil Bulos, do bairro Estreito, visitou o programa. De acordo com a professora, Marines Montemezo, o aprendizado gera valores posteriores. “A prática desenvolve muito mais rápido a informação, o que torna o lúdico uma forma contagiante apara aprender. Os alunos estão tendo contato direto com as regras, o que facilita a percepção”, afirma.
A pequena Maria Luiza Martins já aprendeu a lição. “O respeito ao trânsito é muito importante. Hoje aprendi a ser uma boa motorista e pedestre”, afirma a menina de oito anos.
Já Jonatham Rodrigues, de nove anos, prestou atenção nas placas e no semáforo. “Aprendi o significado das cores verde, vermelho e amarelo e também decorei algumas placas”, garante.
[soliloquy id=”42266″]