Geral

Dnit promete acelerar projeto de pavimentação

Deputado José Milton Scheffer (PP), se reuniu com o superintendente do Dnit/SC, João José do Santos, a fim de pedir que o departamento apresente o projeto executivo da obra.

Com o objetivo de dar agilidade ao processo para a pavimentação dos últimos 28 km da BR-285, entre os municípios de Timbé do Sul (SC) e São José dos Ausentes (RS), o presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Alesc, deputado José Milton Scheffer (PP), se reuniu com o superintendente do Dnit/SC João José do Santos a fim de pedir que o departamento apresente o projeto executivo da obra.

Depois de ser informado sobre o atual estado do trecho, na chamada Serra da Rocinha, o superintendente prometeu entregar o projeto em 60 dias, contemplando a pavimentação e as obras de arte. "A empresa Iguatemi foi contratada recentemente pelo Dnit para elaborar este projeto. Estima-se que serão gastos na pavimentação de R$ 70 a 100 milhões. Neste meio tempo, os integrantes da comissão criada no início do mês para acompanhar o processo vão até o Rio Grande do Sul, no Ibama, para pedir agilidade na liberação da licença de implantação da obra, que tramita no instituto há quatro anos", explicou o deputado, complementando que a comissão está fazendo a articulação para que o projeto de execução e o licenciamento ambiental andem juntos.

A expectativa das lideranças é que a obra esteja licitada até o final do ano. "Para isto, é preciso resolver a questão ambiental, o projeto executivo e a questão orçamentária, junto ao Governo Federal. O trabalho vai envolver os ministérios de Planejamento e Transportes e o Dnit. Estamos planejando uma reunião em Araranguá, com as lideranças, para montar estratégias a fim de conseguir a liberação da verba em Brasília. Assim, quando formos ao Dnit nacional, o governo já vai estar ciente", acrescentou Scheffer.

Diário de Notícias/Bruna Borges