Urnas selecionadas são dos municípios de Orleans, Nova Veneza, Içara, Sangão e Sombrio
A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realizou na manhã deste sábado (1), no hall da Assembleia Legislativa (Alesc), o sorteio das 35 urnas eletrônicas que serão auditadas durante o primeiro turno das eleições, que acontecem neste domingo (2), das 8h às 17h.
Dessas 35 urnas, cinco são de municípios da região Sul: Orleans, Nova Veneza, Içara, Sombrio e Sangão. Outras 25 ficarão no Parlamento. Duas serão utilizadas no projeto-piloto com biometria, que ocorrerá na Escola de Educação Básica Professor Henrique Stodieck, em Florianópolis. Oito, incluindo as da região, estão em municípios sorteados e que passarão pelo Teste de Autenticidade, regulamentados pela Resolução TSE nº 23.673/2021.
O presidente do TRE-SC, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, após o sorteio das urnas, explicou que foram comunicados de imediato os juízes eleitorais dos municípios sorteados que serão substituídas as urnas eletrônicas e haverá uma cadeia de custódia, representada por policiais militares ou rodoviários, com servidores da Justiça Eleitoral, para transportar elas até o Parlamento, onde ficarão sob a guarda da Casa Militar para serem auditadas no domingo.
Em Santa Catarina, há 16.242 urnas e, devido à dificuldade de logística, 120 foram retiradas do sorteio. Tudo será supervisionado por auditores independentes e membros da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas, presidida pelo juiz Zany Estael Leite Júnior. As cédulas de papel foram preenchidas por estudantes, menores de 16 anos, do interior do estado, que neste domingo, por meio de voluntários, transmitirão esses votos para a urna eletrônica.
“Neste domingo, será a prova dos nove de que a urna eletrônica é auditável e o que der no resultado da cédula do papel será o que terá na urna eletrônica”, ressaltou Brüggemann. Ele lembra que em eleições anteriores já ocorreram esses testes de integridade, realizadas com quatro urnas, mas neste ano o número foi ampliado. “Todo processo de auditoria das urnas será transmitido pelo canal do Youtube da Justiça Eleitoral e será acompanhado por fiscais do tribunal de Contas da União (TCU), Exército, entre outras pessoas interessadas, já que é uma audiência pública.”
O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Gonsalo Agostini Ribeiro, ressaltou que o objetivo desta auditoria é de provar que o voto em cédula é o mesmo que o eletrônico. “Essa votação em paralela e não será computada na votação oficial.”
Confira os locais:
- Orleans – Escola Oratório – Seção 68 – 261 eleitores
- Nova Veneza – Escola Augusto Mondardo – Seção 91 – 364 eleitores
- Içara – Escola Tranquilo Pizzeti – Seção 439 – 373 eleitores
- Sombrio – Escola Prof. Nair Alves Bratti – Seção 195 – 259 eleitores
- Sangão – Escola Maria Duarte Vasconcelos – Seção 293 – Eleitores 379