Geral

Competição de Robôs marca encerramento de curso em Urussanga

Duas turmas se formaram em robótica, após aulas promovidas pela Abadeus em parceria com o Governo Municipal

Alunos de várias escolas urussanguenses, tiveram a chance de aprender gratuitamente, um pouco mais sobre robótica. O curso, começado no início do ano em uma parceria entre a Abadeus e o Governo Municipal de Urussanga, através da Assistência Social, chegou ao fim nesta terça-feira (27). Cerca de 25 alunos, divididos em turma matutina e vespertina, receberam o certificado de conclusão, além de participarem de uma competição de Robô Sumô.

Gabriel Alves André, que ministrou as aulas para a turma, também é técnico em mecatrônica, e explica que o Sumô de robôs, consiste em um enfrentamento de dois robôs que tentam se empurrar para fora de uma arena circular. “O objetivo do desafio é só a questão de exposição, mas junto com ele já tem dois motores para fazer movimento, tem sensor ultrassônico para poder identificar o outro robô, tem o sensor de cor para não sair do tatame. O objetivo desse robô específico é mostrar, fazer uma competição, tornar o ambiente mais criativo e mais competitivo”, afirma o professor.

Segundo Gabriel, a bagagem de quatro horas semanais de curso, deu aos estudantes conhecimento o suficiente para desenvolverem os próprios robôs. “O objetivo do curso foi proporcionar aos alunos que eles consigam o primeiro contato com a robótica e entendam os conceitos. Claro que não vão sair daqui trabalhando e exercendo uma função, e nem devem, mas ao conhecer as aplicações por trás de o que é um motor, como é um programa motor de forma simples, o que é um sensor, o que é um microcontrolador, eles já puderam utilizar essas informações, essas lógicas para conseguir criar e desenvolver um robô que faz algumas funções”, garante.

Leonardo Casagrande Rosso, de 15 anos, lidera a equipe DEC, vencedora da competição da turma matutina, e falou sobre o sentimento de vencer a disputa. “Não é uma vitória, é uma forma de se divertir e aprender. O objetivo é a aprendizagem. Vim com amigos meus e conheci novas pessoas. É um curso que ensina bastante”, declarou.

Para a Secretária Municipal da Assistência Social, Izolete Duarte Vieira, cursos como este são super importantes, pois tiram as crianças das ruas, das telas, e proporcionam um momento de convívio com outras crianças e adolescentes. “Eles permitem que as crianças possam conhecer algo novo, que é a robótica. A aula de robótica não é oferecida em qualquer lugar, e com o avanço da tecnologia, ter essa experiência se torna muito importante para eles, inclusive para inserção no mercado de trabalho futuro”, completa.

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável