O projeto que veio do executivo tinha como proposta um aumento de cerca de 27% para 2023
Pelo segundo ano consecutivo, a Casa Legislativa de Nova Veneza é contrária ao aumento da Cosip. Esse é o imposto que os cidadãos pagam sobre a iluminação pública, e vem na conta de energia elétrica do contribuinte com o nome de Cosip. Na sessão da Câmara dessa terça-feira, 27, os vereadores Evandro Gava, Maykon Michels, Zelindo Moretto, Elton Nuernberg, Bete Bortolotto e Ricardo Ugioni foram contrários ao aumento da taxa. O projeto que veio do executivo tinha como proposta um aumento de cerca de 27% para 2023.
Na discussão do projeto, o presidente Evandro Gava, salientou que sua posição e do restante dos vereadores que votaram contrários ao aumento, vem de encontro ao princípio de legislar em prol da comunidade, e não do governo. “Precisamos mudar o conceito da tecnologia na iluminação pública instalando lâmpadas de led e barateando o custo. Também precisamos mudar o conceito de gestão, sendo mais eficientes no gasto com recursos públicos. Nós, que somos escudo do povo, temos o dever de defender o cidadão, e não é onerando o povo que vamos melhorar, é fazendo gestão pública”, falou o presidente.
Cosip
A cobrança da Cosip é realizada mensalmente na conta de energia elétrica dos consumidores. O tributo tem o objetivo de custear o serviço de iluminação pública, em ruas e avenidas, além de bens públicos, manutenção e melhoramento da rede pública do município.