Por meio do curso técnico e de graduação em Enfermagem, o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) realizou e ainda realizará atividades em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Na próxima semana, de 26 a 30 de setembro, o Núcleo de Estudos Aplicados à Saúde (NEAS) desenvolverá ações na Escola Escola Toneza Cascaes e também no Campus do Unibave.
Na Escola Toneza Cascaes, serão feitas rodas de conversa com alunos e professores para refletir sobre a valorização da vida e a importância da promoção de saúde mental. Já no campus do Unibave será feita uma interação com os acadêmicos intitulada “Um abraço alegra; um olhar acolhe; uma frase conforta”. Serão confeccionados murais com frases espalhados por todo o Campus. Os acadêmicos poderão levar frases e ao mesmo tempo colaborar com novas frases. A atividade com o mural interativo e dinâmico deve durar toda semana.
Atividades já foram realizadas no início do mês
No dia 8 de setembro, a quarta fase do técnico em Enfermagem realizou atividade com o objetivo de construir a ideia de uma rede de empatia. As alunas distribuíram palavras positivas entre a comunidade acadêmica que circulava no campus. A professora Débora Felippe Brolese parabenizou os envolvidos pela dedicação e comprometimento no desenvolvimento e execução dessa atividade.
“Infelizmente ainda há muita falta de informação no âmbito dessa temática, fazendo com que haja um negligencimanento quanto à busca de ajuda e consequentemente um prolongamento desse sentimento”, disse a professora. Os trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos evidenciaram a importância de investimentos na área e também de se falar abertamente sobre o tema com o objetivo de combater o estigma associado à saúde mental.