Geral

Enfermeiros fazem hoje paralisação geral em Criciúma

Mobilização está marcada às 8h, na Praça Nereu Ramos; Paralisação teve início às 6h30 e deve durar 24 horas

Foto: Divulgação

Os profissionais de enfermagem de Criciúma e região irão cruzar os braços nesta quarta-feira, 21. A paralisação terá início às 6h30 e deve durar 24 horas, como uma nova resposta da classe ao veto do novo piso salarial pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Uma mobilização está marcada para as 8h de hoje, na Praça Nereu Ramos. “O protesto vai acontecer em todo o Brasil, e em Criciúma não será diferente. Vamos manter os serviços essenciais, com 100% nas emergências e nas UTIs. Nos demais setores, apenas 30% do efetivo continuará o serviço”, explica Cleber Cândido, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde). No centro da cidade, os profissionais se manifestarão com faixas, cartazes e carro de som.

Os mais prejudicados pelo veto vêm de baixo

Quem está encabeçando o movimento são os trabalhadores da categoria sem o diploma de ensino superior, como técnicos, auxiliares e parteiras dos hospitais locais. “Na região, os enfermeiros com graduação já recebem acima do piso nacional. Esses são os trabalhadores que seriam realmente beneficiados com o novo piso”, destaca.

O líder sindicalista relembrou que a aprovação do reajuste foi fruto de uma batalha de décadas da classe, e que os profissionais não descansarão diante da negativa do STF. “O nosso sentimento é de indignação. Depois de muito esforço, conseguimos convencer o Congresso Nacional e o Governo a aprovarem a lei, mas o STF, provocado pela classe patronal, vetou. A gente entende que é o momento de pressionarmos.

Com informações de Gustavo Milioli para o TNSul

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Notícias Relacionadas

Enfermeiros são homenageados em Içara

Atividades foram desenvolvidas para lembrar a data que comemora a profissão.

Trabalhador de lanchonete em Criciúma é ameaçado por homem armado

Polícia Militar foi acionada para a ocorrência no domingo, dia 24

Alerta amarelo na previsão do tempo: quando é emitido e como se preparar

O alerta amarelo é o sinal inicial de mudanças climáticas, saiba como se precaver

Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano

Cerca de 160 mil mortes anuais têm relação com consumo desses produtos