Saúde

São Ludgero ultrapassa 100% das crianças vacinadas contra Paralisia Infantil (Poliomielite)

Ao todo até aqui foram vacinadas 803 crianças na faixa etária de 1 a 4 anos, sendo que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, via Sistema Único de Saúde (SUS), eram 770 crianças

Foto: Arquivo PMSL

São Ludgero ultrapassou a meta de 100% das crianças vacinadas contra a Paralisia Infantil (Poliomielite). Ao todo até aqui foram vacinadas 803 crianças na faixa etária de 1 a 4 anos, sendo que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, via Sistema Único de Saúde (SUS), eram 770 crianças.

A campanha de vacinação iniciou com a programação entre o dia 8 de agosto e 9 de setembro e foi prorrogada até o dia 30 de setembro. Além da vacinação na Sala de Vacinas, que funciona na Estratégia Saúde da Família (ESF) Sezefredo Philippi, a equipe fez um levantamento das crianças que os pais ou responsáveis ainda não tinham levado para receber as duas gotinhas que salvam vidas e, com o levantamento, entraram em contato com as instituições de ensino.

A responsável pela Sala de Vacinas, Rosi Borba Wernke, lembra que a vacina é o meio mais eficiente para prevenção de doenças.

A Secretária de Saúde, Morgana da Silva Rech, parabeniza os pais e responsáveis por terem levado as crianças para receberem a vacina e ficarem imunizadas e a equipe da Sala de Vacinas pelo empenho e dedicação. “Todos os envolvidos, direta e indiretamente, estão de parabéns”, pontua.

O vírus da Paralisia Infantil se desenvolve na garganta ou no intestino e se espalha pela corrente sangüínea. Ao chegar no sistema nervoso central, ataca os neurônios provocando a paralisia. Nos casos mais graves, as pessoas infectadas podem até morrer.

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável