Giovana Mondardo é natural de Criciúma e tem 29 anos. É cirurgiã-dentista formada pela Unesc, especialista em Atenção Básica e Saúde da Família, especialista em Gestão de Saúde e mestranda em Saúde Coletiva. Já foi conselheira municipal de Saúde em Criciúma e anos depois, esteve na Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento do SUS, do Conselho Nacional de Saúde.
É a mais jovem vereadora de Criciúma pelo PCdoB, eleita com 2.430 votos, conquistando a segunda maior votação do município nas eleições de 2020. Em pouco mais de 18 meses de mandato na Câmara de Vereadores, aprovou 17 leis, com atuação forte no combate a violência contra as mulheres, melhorias na saúde, educação, assistência social e direitos sociais.
Candidata a deputada federal, Giovana tem como missão ofertar a população catarinense uma oportunidade de combater todos os retrocessos contra os aposentados, servidores públicos e afins, que foram constantes nos últimos anos, além da defesa da educação, por meio das universidades públicas, atuação na saúde na defesa do SUS e nos direitos sociais.