Geral

Cocal do Sul: desfile cívico vai contará com encenação de Dom Pedro I

O dia 7 de setembro contará com uma programação diversificada neste ano e com a participação de diversas entidades

Neste ano o Brasil comemora os 200 anos de independência no dia 7 de setembro, e em celebração a esta data de grande importância para o povo brasileiro, é realizado em Cocal do Sul, às 8h, o desfile cívico, na Av. Polidoro Santiago. O tema deste ano será em comemoração à emancipação, que vai contar com um cronograma diferenciado.

A novidade este ano será a chegada de Dom Pedro I e Dona Leopoldina, junto com a cavalaria, fazendo uma encenação, em memória da data. Segundo o secretário de Educação, Luís Carlos de Melo, o desfile será bem tradicional. “Vamos honrar os 200 anos de independência com um desfile convencional, e um cronograma diferenciado dos últimos anos, com a participação do pelotão de saúde, além de diversas entidades”, ressalta.

O município vai receber mais de 30 entidades participantes, além dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, que desfilarão com bandeiras do Brasil. Além disso, o pelotão da saúde fará homenagens às vítimas da Covid-19 em Cocal do Sul. O desfile terá pelotões de projetos interdisciplinares, Apae, motos, igrejas, banda municipal, entidades filantrópicas e muitos outros.

Vale lembrar que no mês de agosto os alunos da rede municipal de ensino receberam o ‘Caderno de Educação Moral e Cívica’, que tem como objetivo ensinar aos estudantes sobre os símbolos nacionais, além dos hinos Nacional, Municipal e de Santa Catarina.

Os 200 anos de independência do Brasil: a importância da emancipação para o povo

No dia 7 de setembro de 1822, o descendente da realeza de Portugal, Dom Pedro I, proclamou a emancipação do Brasil nas margens do Rio Ipiranga, onde gritou “Independência ou morte”, que foi um marco histórico do país. A partir deste dia, o Brasil estava separado de Portugal, e passou a se consolidar como uma nação independente.

Dom Pedro I

O imperador D. Pedro I, foi um grande líder para o povo brasileiro, que governou entre os anos de 1822 e 1831. Foi ele quem declarou a Independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822, e graças a ele o Brasil deixou de ser uma colônia Portuguesa. Além de também ter concedido a primeira Constituição em 1824.

Maria Leopoldina

A arquiduquesa da Áustria, Carolina Josefa Leopoldina Fernanda Francisca de Habsburgo-Lorena, mais conhecida como Leopoldina, foi a primeira imperatriz do Brasil, por causa de seu casamento com D. Pedro I.
Leopoldina convocou e presidiu uma reunião do Conselho de Estado no dia 2 de setembro de 1822, e sancionou a deliberação do grupo, “deveria ser proclamada a independência do Brasil”.

Via: TN Sul

Notícias Relacionadas

Chuva de rosas e santa missa abrem a 85ª Festa em Honra a Santa Barbara e Santa Luzia em Lauro Müller

Imagens das santas trazidas por mineiros foram acolhidas na igreja do distrito do Barro Branco sob pétalas de rosas lançadas de helicóptero.

Supermercado Loli prepara festa especial de Dia das Crianças em Lauro Müller

Parque com brinquedos, sorteio de mini moto elétrica e um delicioso lanche marcarão o momento especial no estacionamento do supermercado.

Ingressos à venda para a Festa Amigos do Monge

Evento na Saint Bier, em Forquilhinha, tem novidades para a edição de 2018 e terá o show nacional de Frejat.

1° Moto Romaria acontece nesta sexta-feira em Lauro Müller

A iniciativa, que pretende unir fiéis em suas motocicletas, inicia às 9 horas com saída da Igreja Matriz Imaculado Coração de Maria, no centro de Lauro Müller.