Geral

Energia ficará mais cara em seis municípios da região

Alta anual da tarifa foi concedida pela Aneel e vai impactar a conta de mais de 53 mil unidades consumidoras; reajuste começa a valer a partir do dia 29 de agosto

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste da tarifa energética de três distribuidoras de energia da região Sul catarinense: Cooperaliança, João Cesa e Empresa Força e Luz de Urussanga Ltda (EFLUL). As novas tarifas passam a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 29 agosto, e devem impactar mais de 53 mil unidades consumidoras dos municípios de Içara, Siderópolis, Urussanga, parte de Araranguá, Jaguaruna e Balneário Rincão.

Variação

O reajuste da tarifa foi autorizado para empresas que atuam no Paraná, em Santa Catarina, na Paraíba, no Maranhão, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo. A alta na região varia de 0,69% a 8,32% para o consumidor residencial. Já para o consumidor de alta tensão o reajuste varia entre 0,69% a 31,94%. Para os empresários de Urussanga, o aumento ficará mais salgado, chegando a 31,94% na tarifa de energia das indústrias.

A redução no valor do ICMS incidente na conta de luz ajudou a conter as tarifas, segundo a Aneel. Os reajustes ocorrem anualmente, conforme o contrato de concessão das áreas de atuação. “A próxima fatura de energia virá com a cobrança do reajuste de forma proporcional a partir do dia 29 de agosto. Lembrando que fomos contemplados antes com a Lei 14.299, ou seja, todas as tarifas de energia elétrica baixaram, seja ela do grupo A ou B (elas terão a mesma tarifa da Celesc D.), lei que beneficiou a área de concessão atendida pela empresa”, destaca Edson Silvestre, diretor-administrativo da empresa de energia João Cesa, de Siderópolis.

Confira os reajustes das empresas de energia

EFLUL

Cidade: Urussanga

Consumidor residencial:
8,32%

Consumidor de alta tensão
(indústrias): 31,94%

Unidades consumidoras:
cerca de 7.300

Cooperaliança

Cidades: Içara, parte de
Araranguá, Balneário Rincão,
Jaguaruna

Consumidor residencial:
7,38%

Consumidor de alta tensão
(indústrias): 3,46%

Unidades consumidoras:
42.190

João Cesa

Cidade: Siderópolis

Consumidor residencial:
6,95%

Consumidor de alta tensão
(indústrias): 0,69%

Unidades consumidoras:
4.000

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

PRF prende quadrilha especializada em furto de roupas em shopping centers na região de Tubarão

Os suspeitos confessaram que furtaram as roupas de lojas da região no final de semana e estavam indo vender as roupas em Tubarão.

Em audiência pública, municípios do Sul decidem ir à Justiça para reverter questão dos pedágios na BR-101

As três associações de municípios que serão impactados pela implantação das praças de pedágios no trecho Sul da BR-101 se reuniram na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, em Tubarão

Caminhoneiro de Siderópolis morre eletrocutado após caçamba encostar em rede elétrica

Acidente aconteceu em uma via lateral, às margens da BR-290, no Rio Grande do Sul. Fábio Carminatti de 37 anos morreu no local.