Comunidades estão na expectativa por obra, porém, projeto está sem previsão de quando sairá do papel
Há décadas, as comunidades do Rio Carvão e Santana lutam por uma pavimentação asfáltica da estrada conhecida como “Rodovia dos Mineiros”, em Urussanga. Os moradores procuram na pressão, um meio para sensibilizar as autoridades dos governos do estado e município, sobre a necessidade urgente de obras na região.
O principal motivo é que aquela rodovia, uma das mais antigas da cidade, é de areão e, por ali passam por dia dezenas de caminhões carregados de carvão. “Faz 50 anos dessa promessa. Estamos ainda aguardando a resposta do asfalto e até agora nada. Acho que, mas uma vez nos levaram no papo de políticos. A comunidade não aguenta mais esta estrada. É um descaso”, desabafa Clésia da Graça Ceron Mutini, presidente da Associação de Moradores do Bairro Rio Carvão.
Entraves
Ela acredita que por conta dos entraves envolvendo a questão política do prefeito Gustavo Cancellier, o assunto acabou travado. “A resposta que nos deram é que estava tudo certo com o governador, assim falou o deputado José Milton. Mas por causa deste impasse políticos do caso do Gustavo ficou travado no estado”, avalia a presidente da Associação de Moradores.
Estrada deverá ser estadualizada
Dos 12 quilômetros de estrada, foram pavimentados até agora três quilômetros. A ideia é que depois de pronta a rodovia deixe de ser de responsabilidade do município e passe para o estado, já que a via também liga Urussanga a Lauro Muller.
Para o morador de Santana, Joelson Thomaz, a questão política envolvendo a cidade é um dos motivos para a demora dos encaminhamentos para a liberação do projeto. “Achamos que deveria ter mais empenho do poder público. Mas, não está fácil. O projeto todo já está pronto para conclusão da obra, mas esbarra em algumas atualizações e picuinhas políticas”, aponta Thomaz.
Com informações do TNSul