Saúde

SC vacina 47 mil crianças e adolescentes na 1° semana de multivacinação; veja quem pode receber

Imunizantes contra doenças como poliomielite e outras da caderneta de vacinação estão disponíveis no Estado

Foto: Divulgação

Um total de 47.814 crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos tiveram a Caderneta de Vacinação atualizada na primeira semana das Campanhas de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite, segundo a SES (Secretaria do Estado da Saúde) de Santa Catarina. O balanço foi enviado nesta segunda-feira (15) pela pasta.

Do total de vacinados, as crianças menores de um ano e com um ano de idade foram as que receberam mais doses, totalizando 17.210. As campanhas ocorrem em todos os municípios catarinenses até 9 de setembro. O Dia D, sábado de mobilização nacional, é no dia 20 de agosto.

Ocorre simultaneamente em todos os municípios catarinenses entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro, as campanhas contra a Poliomielite e a de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Quem pode receber a vacina contra a Poliomielite?

Segundo a SES, a indicação é vacinar, de forma indiscriminada, crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Para crianças menores de um ano, a vacinação deve ser feita conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário, 1ª dose aos 2 meses, 2ª dose aos 4 meses e 3ª dose aos 6 meses, com a vacina VIP. O público estimado é de 488.948 crianças na faixa etária de 0 a 4 anos.

Quem pode atualizar a caderneta?

Na Campanha de Multivacinação serão oferecidas para crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. São 17 tipos que protegem contra mais de 20 doenças como febre amarela, sarampo, meningite e outras. As doses são recomendadas para todos aqueles que, por algum motivo, deixaram de tomar as vacinas ou estão com esquemas vacinais incompletos. Importante ressaltar que a cobertura vacinal desejada é de 95% para quase todas as vacinas, exceto para a do rotavírus e a BCG, que é de 90%.

Durante o período das campanhas, crianças e adolescentes também poderão ser vacinados contra a Covid-19. Segundo orientação do Ministério da Saúde, não existe mais a necessidade de aguardar o intervalo de 15 dias para aplicação da vacina contra a Covid-19 e demais doses do Calendário Nacional de Vacinação em crianças a partir dos 3 anos. Sendo assim, as doses podem ser tomadas de forma simultânea ou com qualquer intervalo.

As vacinas que serão oferecidas durante as campanhas são as que fazem parte do Calendário Básico de Vacinação da Criança e do Adolescente. São elas:

  • VIP – Vacina inativada contra a poliomielite
  • VOP – Vacina oral contra a poliomielite, febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
  • dTpa (difteria e tétano adulto), difteria e tétano adulto
  • Meningocócica ACWY (doença meningocócica ACWY), HPV quadrivalente (HPV tipos 6, 11, 16 e 18)
  • BCG (formas graves de tuberculose)
  • Hepatite B, pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus influenza e b e hepatite b)
  • Rotavírus (diarréia por rotavírus)
  • Pneumocócica 10 (doença pneumocócica invasiva para os 10 sorotipos)
  • Meningocócica C (doença meningocócica C)
  • DTP (difteria, tétano e coqueluche)
  • Hepatite A, varicela (catapora)

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Novela mexicana: Anselmo Freitas será candidato a vice-presidência do Criciúma

Anselmo Freitas será candidato ao cargo de vice-presidente

Tragédias do Século XXI: O Tsunami de 2004 no Oceano Índico

Da Idade Média à Era Napoleônica: Conheça os Acordos de Presburgo

Feriadão de Natal em SC registra 15 mortes em uma semana trágica nas rodovias

A maioria dos acidentes fatais foi atribuída a decisões imprudentes dos motoristas, como ultrapassagens proibidas e desatenção ao volante.