O profissional teve que interromper sua atividade e receber atendimento
Nesta sexta-feira pela manhã, um dia após completar dois anos como servidor efetivo do SAMAE, o leiturista Gilliard Fernandes Teixeira teve uma surpresa nada agradável, enquanto fazia medição de hidrômetro e entregava faturas no Bairro Arapongas em Araranguá, ele foi atacado e ferido por um da raça cão pitbull (American Pit Bull Terrier).
O profissional teve que interromper sua atividade e receber atendimento. “A lesão só não foi mais grave porque sabia que naquele endereço havia um cachorro feroz. Quando constatei o ataque consegui recolher o braço. Depois disso teve a ação do tutor, que ajudou a reter o animal’, disse Gilliard.
Pedido de Compreensão
Preocupado com a situação, que ocorre com frequência, o diretor administrativo do SAMAE, Elton Ferreira solicita a colaboração dos moradores. Segundo ele, a adoção de medidas simples pode ajudar a evitar problemas. “Os responsáveis pelos cães estarão contribuindo caso sigam algumas ações preventivas, que incluem a implantação de placa indicativa, manutenção do cão em um espaço reservado e que não atrapalhe o acesso do profissional ao medidor de consumo (hidrômetro)’, recomenda. Também é orientado que os proprietários fiquem atentos a comportamentos agressivos do cachorro, preservando pela sua saúde e bem estar, mantendo a cartela de vacinações atualizada.
Atenção
Além disso, os tutores dos animais também precisam ficar cientes da sua responsabilidade civil e criminal, prevista em legislação. Eles podem ser responsabilizados por qualquer dano ao animal ou por aquilo que ele cause a outra pessoa, estando sujeitos a multa, prestação de serviços comunitários ou até detenção.
O SAMAE mantém seus servidores informados, com dicas de postura e comportamento diante de cães bravos ou animais soltos, disponibiliza e incentiva a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Também realiza, periodicamente, a divulgação de dicas junto às contas de água e esgotamento sanitário.
Veja algumas sugestões que auxiliam na prevenção de acidentes com cães:
– Sinalize a presença do cão, preferencialmente, com uma placa de identificação.
– Mantenha o cão longe dos medidores de consumo de água (hidrômetros).
– Garanta o acesso seguro dos profissionais aos hidrômetros e cavaletes de ligação.
– Fique atento para comportamentos agressivos do animal e preze pela sua saúde.
– Entenda que, em caso de risco, os servidores são orientados a priorizar sua saúde e sua vida.
– Em casos de acidente com cães ou outros animais, preste socorro imediato à vítima.
Com informações TNSul