Geral

Forquilhinha decreta situação de emergência após alagamentos

O prefeito de Forquilhinha José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, do PSD, assinou nesta quinta-feira o Decreto que estabelece situação de Emergência no município devido às chuvas. A decisão foi tomada com base nos relatórios preliminares e informações sobre a quantidade de chuva, prejuízos e número de pessoas afetadas com os eventos adversos e que estão sendo repassadas pela Defesa Civil Municipal após uma reunião no Paço Municipal.

Os dados atualizados apontam cerca de 500 pessoas atingidas, sendo 126 desabrigadas e encaminhadas para a Escola de Educação Básica José Aléssio e 338 desalojadas e que foram para casas de familiares.
“Nossa prioridade é a proteção das pessoas. Estamos com uma equipe de voluntários na escola da Cidade Alta que fazem a alimentação para os desabrigados. Uma situação muito triste. Para se ter uma ideia do volume de água que caiu em nossa cidade em um período de 24 horas, do dia 9 até o dia 10 de agosto, foram superiores a 150mm de chuva, ou seja, muita água em um curto espaço de tempo”, comenta o prefeito Neguinho.

O Decreto de situação de Emergência autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

“O decreto faz com que o município tenha mais facilidade e celeridade para fazer a gestão do desastre e melhorar o atendimento à população afetada”, informa o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira.

Fonte: Karina Manarin | Portal ND+