Em Criciúma, o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) promoveu uma super ação em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer com a participação de 33 escolas públicas e particulares do município. Durante meses, os alunos participantes arrecadaram tampinhas de garrafas pet, com o objetivo de vender o material reciclável e destinar o valor para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma.
O major Rafael Mateus, responsável pelo Proerd no município, explica que o programa decidiu ir além da discussão e prevenção às drogas, trabalhando nos estudantes do 5º ano a conscientização ambiental e a solidariedade. “Conseguimos juntar três toneladas de tampinhas, cuja venda resultou em R$ 6 mil revertidos à Rede Feminina”, frisou o major.
As escolas que mais acumularam tampinhas foram premiadas com um dia de atividades no 9º Batalhão de Polícia Militar, no qual conheceram os trabalhos dos cães policiais, participaram de gincana e ainda se deleitaram com um lanche preparado especialmente para eles.
As crianças se mostraram especialmente animadas com o resultado da ação e com a premiação. Emily Teza Batista, de 10 anos, contou que ficaram muito felizes com a quantidade de tampinhas que conseguiram juntar e estavam todos muito eufóricos por conhecer o batalhão.