Geral

Acesso a serviços municipais pela Internet cresce 72% em 2022

Levantamento da IPM Sistemas mostra que hábitos adotados na pandemia se consolidaram

Foto: Divulgação

O primeiro semestre de 2022 registrou crescimento de 72% no número de acessos aos serviços públicos municipais oferecidos de forma digital. Isso inclui desde a emissão de guias de IPTU até o encaminhamento de pedidos de liberação de obras e abertura de empresas, entre outros. Mesmo após a pandemia, as pessoas optaram pela Internet para fazer mais de 58,5 milhões de solicitações de serviços via site ou aplicativo. No mesmo período de 2021, o número de serviços solicitados ficou em 34 milhões.

Os dados são de levantamento da IPM Sistemas, especializada no desenvolvimento de tecnologia em nuvem para a gestão pública, que atua nos três estados do sul, em São Paulo e em Minas Gerais.

O uso de tecnologia na gestão pública será um dos temas do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (COMAC), realizado pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM). O evento, de 9 a 11 de agosto, em São José, reunirá gestores de todo o estado para discutir soluções para a gestão pública municipal. A transformação digital na prestação de serviços públicos será tema de painel, assim como assistência social, educação e licenciamento ambiental.

Pioneira em cloud computing e SaaS para gestão pública municipal, a IPM Sistemas vai apresentar soluções inovadoras com tecnologia 100% em nuvem, que facilitam a oferta de serviços públicos e são um pilar das cidades inteligentes. “A digitalização não é um fenômeno restrito a uma ou outra área. As pessoas estão, cada vez mais, interessadas em usar a tecnologia a seu favor – e isso serve também para o serviço público. Os gestores públicos precisam estar atentos a isso. Principalmente porque, além dos vários benefícios visíveis para o cidadão, há ganhos ainda mais importantes de eficiência, controle de informação, aumento de receitas e redução de despesas”, diz o gerente de relações institucionais da IPM, Sedi Zanella.

Comodidade, segurança, eficiência e facilidade de acesso são alguns dos pontos apontados pelos especialistas para explicar a alta na demanda pelo atendimento on-line, um fenômeno visto em todo o País. A quarta edição do Painel TIC Covid, produzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, mostra que 85% dos brasileiros que acessam a Internet relataram usar algum serviço do governo eletrônico nos 12 meses anteriores à pesquisa. Em 2019 a proporção era de 68%.

Notícias Relacionadas

Pedreiro de cemitério condenado por enriquecimento ilícito e venda casada de serviços em Urussanga

Os fatos aconteceram entre 2010 e 2012, quando o homem era responsável pela gestão do Cemitério Municipal de Urussanga

Interessados em oferecer serviços de transportes com plataformas digitais têm 30 dias para se regularizar em Braço do Norte

Após 30 dias, aqueles que estiverem exercendo o transporte remunerado de passageiros e não estiverem regularizados estarão sujeitos às medidas estabelecidas na Lei Complementar 487/2019.

Coronavírus em SC: Governo regulamenta serviços de alimentação, academias e uso de piscina em hotéis e pousadas

O texto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 1.

São Ludgero realiza eventos para cidadãos conhecerem os serviços e benefícios sociais disponibilizados na cidade

Os eventos explanarão sobre os direitos sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica