Criminosos invadem construções particulares em busca de materiais para venda clandestina
Não são somente as empresas de telefonia e de energia elétrica que acumulam prejuízos com os furtos de fios de cobre em Criciúma. As obras particulares estão também na mira dos criminosos que buscam materiais de construções para vender para ferros-velhos da região. O loteamento Sesmaria, no bairro Santo Antônio, foi alvo segunda-feira à noite de uma ação dos bandidos.
De acordo com o comerciante Luiz (que não quis se identificar), os cães começaram a latir e foi quando observaram três homens entrarem numa das casas em construção no loteamento. Os bandidos levaram cimento, piso e fios de cobre. “Como o loteamento é novo, muitas casas estão em construção e acabam alvos dos bandidos”, completa.
O mesmo aconteceu com o cunhado do representante comercial, Ronaldo Pessoa. Ele diz que faz duas semanas que os ladrões invadiram uma construção – localizada na Mãe Luzia – e levaram toda a fiação, um prejuízo de R$30 mil. “Tinham quebrado todo o gesso e levado tudo. Até as caixas de luz”, conta.
Dicas para manter os locais seguros durante trabalhos
O comandante da PM de Criciúma, Sandi Sartor, diz que a Polícia Militar está realizando várias rondas durante as madrugadas para coibir os atos. “Com o mapeamento dos locais estamos posicionando as viaturas de maneiras estratégicas para evitar que ocorram os crimes e se ocorrerem possamos abordar os suspeitos e realizar as prisões”, completa.
Ele alerta as pessoas que estão com obras em casa, para evitar deixar os produtos em locais sem segurança. De preferência receber os materiais de forma fracionada para não ter grande número de materiais à disposição dos bandidos. “Tentar guardar os materiais de forma segura, colocar correntes, alarmes, vigilância particular. Sempre busca criar meios para dificultar o acesso dos bandidos”, conclui Sartor.
Com informações do TNSul