Segurança

Cuidadores são presos suspeitos de agredir bebê de 3 meses em SC

A criança está na UTI

Foto: Divulgação

Um casal de cuidadores, de 19 e 21 anos, foram presos em flagrante por suspeita de agressões físicas contra um bebê de três meses no município de Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A prisão foi cumprida pela DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso).

A prisão ocorreu no fim da tarde desta segunda-feira, 18, após o bebê dar entrada na emergência do hospital com diversas lesões pelo corpo e com parada cardiorrespiratória.

“O estado de saúde da criança é bastante grave. Foi necessária a sua intubação e a remoção para uma Unidade de Terapia Intensiva em Florianópolis”, informou o delegado de Polícia Civil, Fabiano Locatelli.

O casal era responsável por cuidar do bebê enquanto a mãe trabalhava. Eles recebiam um valor mensal para cuidar da criança e não mantinham nenhuma relação de parentesco com a vítima. “A mãe da menina é venezuelana. O pai também, mas mora em outro Estado, informou o delegado.

Laudo pericial

A Polícia Civil informou que o laudo pericial elaborado pelo médico legista apontou a existência de lesões cerebrais e corporais, compatíveis com a prática de “shaken baby”.

A prática é conhecida como a síndrome do bebê sacudido, que ocorre quando um adulto chacoalha o bebê de forma agressiva causando graves danos cerebrais. O laudo também apontou lesões no rosto, na cabeça, costas e nádegas.

Conforme o delegado, a investigação também identificou que o casal cuidava de outras crianças, mas não há informações de outras vítimas.

Prisão preventiva

Os cuidadores foram encaminhados ao Presídio Regional de Caçador. De acordo com Locatelli, a prisão em flagrante foi convertida pela Justiça em prisão preventiva. O caso segue sendo investigado.

O casal foi indiciado pela prática do crime de lesão corporal de natureza grave, com a incidência de dispositivos da lei Henry Borel (Lei nº 14.344/2022), aprovada no último dia 24 de maio, criando mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a criança e o adolescente.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Agente temporário ajuda a salvar bebê de quatro meses que estava engasgado em Braço do Norte

O agente temporário orientou a mãe pelo telefone a fazer os primeiros socorros

Operação ‘Feliz Mano Novo’ prende suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e roubos

Quadrilha investigada é do Rio Grande do Sul e estaria se instalando em municípios catarinenses, de acordo com a Polícia Civil.

Morte de jovem em Treze de Maio tem ‘vários suspeitos’, segundo delegada

Polícia Civil prende dupla suspeita de assaltos na região de Tubarão

Um dos suspeitos tentou fugir de moto dos policiais e acabou colidindo com outro veículo