Aumento foi autorizado pela Aresc (Agência de de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina) na semana passada
Os preços das passagens de ônibus que fazem trajetos intermunicipais em Santa Catarina vai aumentar. O aumento foi autorizado pela Aresc (Agência de de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina) na semana passada.
O índice de revisão para serviço urbano é de 17,39%, e para serviço rodoviário de 16,14%, segundo resolução publicada pela Agência na última sexta-feira (8). As novas tarifas reajustadas poderão ser aplicadas a partir de 7 de agosto.
A revisão dos valores foi autorizada para as empresas Auto Viação Catarinense Ltda, Empresa Reunidas Transportes Coletivos S/A, Empresa Reunidas Transportes S/A e Empresa Real Transporte e Turismo S/A.
A Aresc considera a assinatura do Termo de Acordo entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade e o MPSC (Ministério Público do Estado de Santa Catarina), que regulariza o transporte intermunicipal, em dezembro de 2021.
Posteriormente, foi assinado um Termo de Compromisso Provisório entre as empresas e a SIE, entre janeiro e fevereiro de 2022, que estabelece que “o cálculo para revisão das tarifas será efetuado pela Aresc e deverá ser aprovado pela Diretoria Colegiada respeitada a data base”. O acordo prevê reajuste na data base, que é 31 de março.
Em meados de junho, a Aresc confirmou aumento nos preços das passagens de ônibus na Grande Florianópolis. O reajuste para serviço urbano é de 15,54%, e para serviço rodoviário de 14,91%.
As empresas que operam o transporte entre os municípios da região poderão aplicar a nova tarifa em meados de julho. Os novos preços de cada passagem vão variar de acordo com o trecho.
Com informações do ND+