Bombeiros dizem que não é comum esse tipo de ocorrência em casas
Um evento raro foi registrado na noite desta quinta-feira (23) em Otacílio Costa. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, a guarnição ABTR 65 foi acionada às 20h para atender um princípio de incêndio no bairro Fátima.
A raridade está no motivo pelo qual o morador relata ter começado o fogo. De acordo com o depoimento, um raio teria atingido a residência e iniciado as chamas no forro da casa.
Segundo o Corpo de Bombeiros incêndios como este não são comuns. Quando ocorrem, geralmente são no campo ou em reflorestamentos.
Solução rápida
Ao visualizar a situação o morador desligou a energia elétrica e com um balde d’água tentou apagar as chamas. O procedimento, de acordo com os Bombeiros, não é recomendado, mas foi indispensável para que não evitar mais prejuízos.
“Se o morador teve o raciocínio rápido de desligar a energia elétrica da casa (para evitar um choque), subiu com segurança e conseguiu apagar o que agente chama de princípio de incêndio, foi bastante eficiente”, explicou o Major Silva Martins, do Corpo de Bombeiros Militar de Lages.
De acordo com Silva, os Bombeiros não recomendam essa atuação, mas caso o incêndio não tivesse apagado na fase inicial, provavelmente o morador teria mais prejuízos até a chegada da guarnição.
Vida em primeiro lugar
Silva explicou que guardar a vida tem uma importância maior que salvar o patrimônio material. Em caso de um incêndio, o ideal é cuidar para que todos os moradores deixem o local em segurança, explicou.
O major disse ainda que não pode ser ignorado o prejuízo financeiro, social e até emocional para uma família que seria a perda da sua residência.
Com informações do ND+