Estado segue com mais de 96% de ocupação dos leitos de UTIs disponíveis no sistema público de saúde; 17 novos leitos estão previstos para instalação até o fim de junho
Santa Catarina tem quatro bebês e três crianças aguardando por vaga em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), conforme atualização no fim da tarde desta terça-feira (21). Além disso, outros 13 pacientes esperam por UTI para adultos.
De acordo com o SES (Secretaria de Estado da Saúde), 20 catarinenses seguem em busca por atendimento especializado nas UTIs públicas. Levando em consideração apenas os pacientes para unidades neonatais, um apresenta problemas respiratórios e outros três são por conta de outras doenças.
Ainda conforme o governo estadual, todos os três pacientes que aguardam por vaga em UTI pediátrica têm problemas respiratórios e são do Sul de Santa Catarina.
Mais uma vez, a fila por vagas em unidades para tratamentos de adultos é a maior, sendo cinco com problemas respiratórios e outros oito por necessidade de serviço especializado para outras doenças.
De acordo com o painel de leitos de UTI SUS, atualizado por volta das 11h desta terça-feira, Santa Catarina tem 1.022 unidades ocupadas, ou seja, 96,17% das ativas. Dessa forma, apenas 41 estão livres para receber novos pacientes.
Levando em conta apenas as unidades neonatais, cinco regiões estão com 100% de ocupação. No cenário estadual, apenas cinco das 178 estão disponíveis, ou seja, 97,19% de ocupação.
Já em relação aos leitos pediátricos, apenas três dos 96 ativos estão disponíveis em Santa Catarina. Já para atendimento de adultos, a rede pública catarinense conta com 789 leitos de UTIs ativos, mas apenas 33 estão disponíveis.
Veja a ocupação de leitos de UTI por região
A SES esclarece que o indicador de taxa de ocupação é “virtualmente inferior à taxa de ocupação real devido à rotatividade de pacientes e aos horários de atualização do painel. Quando liberado, um leito constará temporariamente como disponíveis mesmo que já esteja reservado a algum paciente”.
SC planeja ativação de 17 novos leitos até o fim de junho
Santa Catarina ativou seis leitos de UTI neonatal, oito de cuidados intermediários pediátricos e seis pediátricos desde o início de junho.
As UTIs foram incluídas nas seguintes unidades:
- Hospital Infantil Joana de Gusmão, Florianópolis: Um leito neonatal, oito de cuidados intermediários pediátricos;
- Hospital Hélio dos Anjos Ortis, em Curitibanos: Cinco neonatal;
- Hospital Pequeno Anjo, Itajaí: Seis leitos de UTI pediátrica.
“São apenas os primeiros dos 82 leitos previstos, entre pediátrico e neonatais, que farão parte dos atendimentos do serviço único de saúde”, conclui a pasta por meio de nota.
Além disso, outros 10 novos leitos de UTI adulto e 17 de enfermaria também foram instalados no Hospital Florianópolis.
Por conta da lotação, o governo estadual afirma que está investindo na compra de unidades disponíveis na rede privada que, “por conta da demanda, também está sofrendo pressão na assistência”.
A SES informou que o planejamento é instalar 17 novos leitos pediátricos e neonatais até o fim de junho. Veja onde:
- Hospital Azambuja, em Brusque: 10 de UTI neonatal e dois de UTI pediátrica;
- Hospital Seara do Bem, em Lages: Cinco de UTI pediátrica.
Além das 17 UTIs para junho, o governo estadual divulgou, nesta terça-feira, que estão previstas as aberturas de outras 50 unidades para o mês de julho nas seguintes unidades:
- Hospital e Maternidade Jaraguá do Sul: Seis de UTI pediátrica;
- Hospital Governador Celso Ramos, Florianópolis: Quatro UTI adulto;
- Hospital Regional de Araranguá: Cinco de UTI neonatal;
- Hospital e Maternidade Carmela Dutra, Florianópolis: Três leitos intermediários canguru;
- Hospital Infantil Jesser Amarante Faria, em Joinville: Dez de UTI pediátrica;
- Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul: Quatro de UTI neonatal;
- Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma: com 7 de UTI neonatal;
- Hospital Regional de São José: Dez de UTI neonatal e um de UTI adulto.
Com informações do ND+