Frente fria deixa tempo instável a partir da sexta-feira (17) e traz rajadas de vento que podem passar dos 70 km/h
O feriadão de Corpus Christi em Santa Catarina terá uma “virada” no tempo. De acordo com a previsão da Defesa Civil estadual, uma frente fria deixará o tempo instável no Estado. O órgão emitiu alertas para temporais e rajadas de vento intensas nesta sexta-feira (17).
A frente fria antecede a chegada de uma nova massa de ar seco e frio que vai provocar queda nas temperaturas.
Esta quinta-feira (16) ainda será um dia com presença do sol e variação de nuvens em grande parte de SC, pela atuação de um sistema de alta pressão sobre o oceano.
Nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia e à noite já há condições para pancadas de chuva e trovoadas do Extremo ao Meio-Oeste, devido à formação da frente fria no Sul do Brasil e ao fluxo de ar quente e úmido da região amazônica.
À tarde, as temperaturas máximas variam de 21°C a 24°C em todas as regiões. O vento sopra do quadrante Norte/Nordeste com rajadas moderadas entre 30 e 40 km/h, em especial no Litoral. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos ventos.
As ondas têm direção Sudeste a Leste em todo o litoral catarinense. A altura é de 1 metro e 1,5 metro no Litoral Sul e Grande Florianópolis e de até 1 metro nas demais áreas litorâneas.
Sexta-feira
Na sexta-feira (17), a frente fria avança para SC, deixando o tempo instável com condições para chuva desde o início do dia nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e a partir da tarde nas demais regiões.
A chuva mais intensa, bem como os temporais, são esperados para ocorrer entre o final da manhã e o início da tarde, principalmente, do Extremo-Oeste ao Litoral Sul. A Defesa Civil estadual emitiu um alerta para chuva intensa e temporais.
Confira o mapa:
No amanhecer, as temperaturas mínimas ficam em torno dos 8°C na Serra, de 15°C a 17°C no Oeste e entre 12°C e 15°C nas demais.
À tarde, as máximas variam de 27°C a 29°C no Baixo/Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, 21°C a 26°C no Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí e de 17°C a 21°C do Extremo Oeste ao Litoral Sul.
A passagem da frente fria provoca rajadas de vento intensas conforme seu deslocamento, especialmente entre o Oeste e o Planalto Sul. O vento médio oscila entre 20 e 30 km/h em todo o Estado.
As rajadas podem passar dos 70 km/h nas áreas em amarelo do mapa abaixo, onde o risco é moderado para ocorrências, como queda de árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica, segundo alerta da Defesa Civil.
Confira o mapa:
Sábado
No sábado (18), a frente fria se afasta de Santa Catarina e uma nova massa de ar seco e frio passa a atuar no Estado, estabilizando o tempo e declinando novamente as temperaturas. As mínimas voltam a apresentar valores negativos nos Planaltos e áreas mais altas do Meio-Oeste.
No Oeste e Alto Vale do Itajaí as mínimas variam entre 5°C e 8°C e as demais regiões do Estado entre 9°C e 13°C.
À tarde, as máximas variam entre 10°C e 14°C na maior parte do Estado, somente se aproximando dos 19°C no Litoral e áreas próximas.
O vento predomina do quadrante Sudoeste/Sul com intensidade fraca e com rajadas persistentes entre 45 e 65 km/h no Litoral. O risco é baixo para ocorrências associadas aos vento nas áreas litorâneas.
O mar fica agitado com ondas de direção Sul, cujo tamanho varia entre 1,5 e 2 metros em todo o Litoral e picos de 2,5 metros e 3 metros entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, com risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.
Domingo e próximos dias
O domingo (19) será de sol e poucas nuvens, com temperaturas mínimas, entre a madrugada e amanhecer, de -2°C na Serra, de 8°C a 15°C entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte e de 2°C a 10°C nas demais regiões, com condições para geada ampla.
Na segunda-feira (20), a massa de ar seco e frio se afasta rapidamente para o oceano, favorecendo o aumento de nuvens em todo o Estado e o retorno da condição para chuva fraca e isolada, principalmente, para o Litoral e áreas próximas.
Com informações do ND+