Estimular a imaginação na primeira infância é primordial para o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças
Despertar o hábito da leitura na primeira infância é essencial para que essa prática se perpetue em todas as fases educacionais dos alunos. As histórias são importantes agentes de estímulo a imaginação e são capazes de auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças. Foi pensando nesses benefícios de aprendizagem, que o Colégio Satc lançou o projeto ‘Contando e Encantando’ para as turminhas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. A ação visa destacar a importância da união entre a comunicação e a leitura.
Encantar os pequenos pelos olhos é um primeiro e importante passo, por isso, a detetive Tarsila foi convocada para contar a história ‘O menino que coletava lugares’. “O projeto busca auxiliar as crianças sobre as formas de expressão, como eles podem se comunicar e claro, de forma lúdica inclui-los cada vez mais no mundo da literatura”, conta a professore e interprete da detetive Tarsila, Sinara Cardoso.
A contação de histórias além de ser uma ação educativa prazerosa, ela auxilia os pequenos na compreensão de diversas situações do mundo, bem como, a construção de memórias e o contato com a cultura. “Em cada nova história construímos um ambiente com elementos que remetem ao livro e isso faz com que as crianças materializem e imaginem como é o personagem, o local que está se passando a história”, explica a professora.
Além disso, ao ouvir uma história os pequenos fazem uma ligação com o que foi narrado às suas próprias vivências. “Além de contar algo para as crianças, queremos que eles compartilhem suas histórias e possam se reconhecer nos personagens e livros. Fazendo com que se interessem cada vez mais por esse universo”, ressalta a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Satc, Sandra Marcon.
E é por isso, que o projeto ‘Contanto e Encantando’ visa ser um instrumento de aprendizagem, que ocorrerá o ano todo. A proposta será vinculada à todas as disciplinas vistas em sala de aula, contando histórias ligadas à geografia, matemática, português. “Queremos promover para as crianças o interesse pela leitura, pelas histórias e isso precisa ir além do que eles já conhecem. Por isso, o eixo norteador pode ser uma história clássica ou um conto adaptado que acompanha o material didático de cada turma”, finaliza a coordenadora.