A partir do dia 11 de abril, o município de Criciúma contará com o "Procon Digital".
A partir do dia 11 de abril, o município de Criciúma contará com o “Procon Digital”. O projeto, resultado de parceria entre o Procon e Diretoria de Tecnologia de Informação, DTI, visa a melhoria nos serviços e no atendimento ao consumidor.
A ferramenta trará um sistema automatizado e integrado na comunicação interna e externa da instituição. De acordo o diretor de TI, Tiago Pavan, essa implementação de processos digitais eliminará o uso de papéis, por meio de rotinas de certificação digital e uso de assinaturas eletrônicas.
“Essa inovação foi pensada considerando a evolução tecnológica e visando um atendimento cada vez mais eficaz para a população. Um recurso inovador que deve facilitar os processos e aproximar o consumidor do órgão municipal”, explica o coordenador do Procon de Criciúma, Gustavo Colle.
“Isso ocorrerá devido a disponibilização via internet de atendimentos seguros, intuitivos e, ininterruptamente, disponíveis. A criação da ferramenta também busca melhorar o contato entre consumidor e fornecedor. Ou seja, não somente transmitir os processos administrativos e, sim, ampliar a afetividade nas respostas aos consumidores”, ressalta.
Outras funcionalidades citadas pelos gerentes do projeto:
– Permitir que os servidores gerenciam suas atividades, tendo controle dos prazos de resolução, fila de trabalho eletrônica, priorização e sequenciamento de ações;
– Manter sempre acessível a documentação relacionada, evitando o uso de pen-drives e e-mails pessoais;
– Reduzir a informalidade, oferecendo ferramenta de atendimento ao consumidor rápida e prática para registro, execução, planejamento e controle das atividades oficiais;
– Receber informações sobre a quantidade de documentos eletrônicos enviados, bem como a quantidade potencial de impressões economizadas;
– Fornece espaço para registro de pautas de reunião e projeção de prazos a serem cumpridos, compartilhados entre todos os envolvidos;
– Agrupar de forma digital as respostas dos documentos em um único local, facilitando o entendimento e a tomada de decisão, baseada na cronologia dos fatos;
– Garantir a confidencialidade nos documentos, adotando práticas que aumentam a segurança na autenticação dos usuários.
Com informações do site ND Mais