Clima

Serra Catarinense registra neve pela 12ª vez no ano

Estado iguala recorde histórico de ocorrências do fenômeno

Uma tímida e rápida neve caiu no início da tarde desta terça-feira em São Joaquim, na Serra Catarinense. Apesar de ter durado apenas um minuto, o fenômeno foi o suficiente para levar o Estado a igualar um recorde histórico. Foi a 12ª ocorrência em SC neste ano, mesma quantidade de 1990, a maior registrada até então. E se o fenômeno voltar a acontecer nesta quarta-feira, fato previsto pela meteorologia, 2013 entrará para a história como o ano em que mais vezes nevou em Santa Catarina.

O engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, da empresa Climaterra, de São Joaquim, lembra que com essas 12 ocorrências em território catarinense e mais uma registrada apenas no Rio Grande do Sul durante o inverno, o Brasil já soma 13 dias com neve neste ano. O recorde do país também é de 1990, com 15 ocorrências.

Essa marca não deverá ser superada nesta semana, pois a possibilidade de nevar a partir de quinta-feira é descartada, mas como em Santa Catarina é comum nevar entre maio e setembro e o frio tende a persistir por mais alguns dias, novas ocorrências não podem ser descartadas.

A neve desta terça-feira caiu durante apenas um minuto em alguns pontos de São Joaquim. Havia dúvidas se era neve ou chuva congelada, mas o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), órgão ligado à Epagri e responsável pela previsão do tempo oficial no Estado, confirmou a ocorrência dos dois fenômenos.

Segundo o Diário Catarinense, o meteorologista Marcelo Martins conversou por telefone com observadores locais do Ciram, que fizeram a constatação. A chuva congelada aconteceu durante cinco minutos e, logo em seguida, precisamente às 12h46min, a neve caiu por aproximadamente 60 segundos.

Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, prevê que a "janela" da neve continuará aberta até o fim da tarde desta quarta-feira, mas somente nos pontos mais altos da Serra. Ele destaca que a presença de uma massa de ar frio associada a um ciclone no oceano proporciona o sistema mais clássico de neve, com umidade e frio em altitude. O que pode atrapalhar é a possível ausência de frio suficiente na superfície para manter os flocos.

Ao longo da quarta-feira, quando as mínimas devem ficar entre 0C e 2C na Serra, o ciclone se afasta para o mar e o tempo fica mais seco. Assim, a quinta-feira deve registrar geada e até temperaturas negativas na região mais fria do Brasil.

Serra registrou neve no fim de agosto

A neve que já havia encantado turistas e moradores de Santa Catarina em pelo menos duas ocasiões neste inverno voltou a colorir de branco pelo menos cinco municípios da Serra de Santa Catarina no fim de agosto. Na madrugada do dia 27 de agosto os flocos de neve foram registrados em Painel, São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra. 

[soliloquy id=”40331″]