O paciente, de 74 anos, precisava ser transferido para a realização de uma endoscopia de emergência.
Um idoso, de 74 anos, que estava internado na emergência da Fundação Hospitalar Henrique Lage (FHHL) foi transportado pela aeronave do SAER/SARASUL na manhã desta segunda-feira, dia 14. O paciente estava com quadro de hemorragia digestiva alta por provável úlcera gástrica sangrante.
Ele iniciou com vômitos com sangue (hematemese) e sangue nas fezes (melena) na noite anterior e chegou no hospital com hipotensão e anemia importante. Sendo assim, necessitava ser deslocado com o mais rápido possível para o Hospital São José, em Criciúma, onde seria realizada endoscopia de emergência para cessar o sangramento gástrico.
Também nesta segunda-feira, a aeronave foi acionada para atender outras duas ocorrências, sendo mais uma aeromédica e outra em apoio à SC Transplantes, para translado de órgãos e equipe médica especializada. Esta última foi registrada por volta das 13 horas. Dois rins e um fígado, além da equipe médica, foram transportados do Hospital Regional de Araranguá até Florianópolis. Posteriormente, o rim foi levado para o estado do Rio de Janeiro.
Já por volta de 16 horas, o atendimento foi solicitado pela Central de Regulação do SAMU, que necessitava de transferência de urgência de Jaguaruna para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão. Um homem, de 47 anos, sofreu ferimento por arma de fogo na cabeça, após tentativa de suicídio. Ele encontrava-se entubado e necessitava, com rapidez, de exames de imagem e avaliação para definição de tratamento. A ocorrência ocorreu em conjunto com os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna e SAMU de Tubarão.