Disciplina faz parte da matriz curricular do ensino fundamental do Colégio Satc
Desenvolver o raciocínio lógico é um dos pontos em que a disciplina de Desenho Técnico atua. Tendo a Matemática como base, as aulas procuram estimular a metragem, alinhamento e geometria, entre outros pontos. As turmas do 8º e 9º anos do ensino fundamental do Colégio Satc têm essa disciplina na matriz curricular.
“O Desenho técnico sempre esteve presente na Satc. Ele é uma linguagem que permite ao aluno outra forma de se expressar, de observar o mundo. Como a base é a Matemática, isso amplia as percepções”, ressalta a coordenadora do ensino fundamental, anos finais, Adriana Just Schmidt.
Durante a disciplina ministrada pela professora Jucelma De Lucca Schneider, as turmas do 9º ano participaram do projeto “Jogos de Raciocínio Lógico Matemático”. A proposta consistia em criar o desenho, iniciando no papel e levando para o software específico. “Usamos o AutoCAD. Eles pesquisaram vários tipos de jogos, seguiram o planejamento e adaptaram os desenhos à máquina de corte”, explicou a professora.
No Laboratório Pronto 3D, os alunos colocaram o projeto em prática, efetuando o corte na máquina à laser e depois a montagem dos jogos. Os resultados surpreenderam.
“Tivemos vários jogos como Torre de Hanói, Sudoku, Stop, Tabuada, Jenga, Jogo da memória, Tangran, Tabuleiro, Damas, Cilada, entre outros. Esse trabalho trouxe ao aluno uma base das fases de um projeto, do desenho ao protótipo. Eles também puderam vivenciar alguns ambientes do ensino técnico. O projeto foi feito em parceria com o Pronto 3D e será destinado ao Laboratório de Matemática do Colégio”, informou a professora Jucelma.