Animal foi visto na orla da praia por um grupo de amigos na sexta-feira (21)
Um tubarão foi salvo por um banhista após encalhar na orla de uma praia em Laguna, no Sul do Estado. O caso ocorreu na sexta-feira (21) e o vídeo, que mostra o resgate, viralizou nas redes sociais. A Polícia Militar Ambiental afirma que irá verificar a situação.
O responsável por salvar o animal foi o advogado Henrique Werner. Ele conta que, por volta das 5h, saiu para caminhar com outros dois amigos no Farol da Santa Marta até outra praia do município.
Porém, no meio do trajeto, o trio acabou avistando o tubarão, que estava encalhado na areia.
— A princípio parecia ser um tronco. Só quando eu cheguei mais próxmo que eu percebi que era um tubarão e que ele estava vivo — relembra.
O advogado, então, pegou o animal pela cauda e o arrastou até o mar. Todo o resgate foi filmado por amigos de Henrique.
— O que eu fiz foi impensado. Sou defensor dos animais e, depois do resgate, liguei imediatamente para a polícia ambiental, já que as vezes o animal podia estar cansado e retornar à praia — salienta.
O Diário Catarinense entrou em contato com a Polícia Militar Ambiental (PMA) que informou que, até o momento, não recebeu nenhuma ocorrência a respeito do tubarão.
Já o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), informou que soube do aparecimento do animal depois que ele já havia retornado para o mar. Além disso, o local onde ele foi encontrado fica fora da área de monitoramento do projeto.
O que fazer ao encontrar um animal na praia?
Ainda de acordo com o PMP-BS, ao encontrar um animal marinho morto ou debilitado, a recomendação é que um órgão ambiental seja acionado. O projeto, por exemplo, pode ser chamado pelo 0800-642-3341.
Com informações do NSCTotal