Em premiação da Green Destinations, cidade concorre com o case do MOV - Movimento Orleans Viva; votação é on-line e segue até 9 de fevereiro.
O destino turístico Encostas das Serras Catarinenses, em Orleans, está posicionado na maior vitrine mundial do turismo sustentável. As práticas de turismo e gestão fizeram com que o município fosse eleito pela Green Destinations, uma organização sem fins lucrativos sediada na Holanda, para figurar no ranking internacional Top 100 Destino Verdes.
A partir de agora, Orleans conta com o engajamento da população para mais uma importante conquista. Na categoria Escolha Popular, cujo vencedor se dará por meio de votação on-line, está sendo feita a eleição da melhor história entre os 100 destinos, com o case de sucesso do MOV – Movimento Orleans Viva. Para vencer, cada voto é importante e faz a diferença. A votação ocorrerá até dia 9 de fevereiro.
Vote através deste link. O resultado será divulgado em cerimônia a ser realizada entre os dias 9 e 12 de março, em Berlim, na Alemanha, de forma 100% on-line em virtude da pandemia.
“Qualquer pessoa, tendo acesso à internet e um endereço de e-mail, poderá votar para a cidade de Orleans com a história do MOV como a história destaque de sustentabilidade. Inicialmente, estamos nos movimentando para fazer entre 5 e 6 mil votos, que foi o teto de votos no ano passado nesta premiação”, explica a consultora na Rede de Desenvolvimento Econômico Local para o turismo da Facisc, Aline Nandi.
Orleans concorre a duas categorias
Além disso, Orleans concorre na categoria Natureza e Ecoturismo, também com a história o MOV como case de sucesso para a sustentabilidade, sendo a única cidade brasileira entre as sete finalistas. Nesta categoria, haverá três vencedores e os jurados irão definir, durante a cerimônia em Berlim, os que receberão ouro, prata e bronze.
Divulgação para o mundo todo
Conforme a consultora da Facisc, este reconhecimento é fundamental para a divulgação da cidade. “Graças ao ranking, nós fazemos parte de uma rede de turismo sustentável no mundo. A Green Destinations e todas as 40 instituições e demais parceiros divulgam, em diferentes línguas e em diversas plataformas em nível mundial, que Orleans é um lugar que quer receber turistas conscientes”, ressaltou a consultora da Facisc.
O olhar da Administração Municipal para a sustentabilidade
O prefeito Jorge Koch, em coletiva de imprensa, falou do orgulho que sente de Orleans. “Que cidade linda que Orleans é. Quanto mais a gente conhece outros lugares mais vemos como somos referência nas belezas naturais. Nós estamos no caminho certo. A vida de uma cidade é longa e precisamos deixa-la preparada para o futuro e, para isso, não podemos abrir mão da sustentabilidade”.
O vice-prefeito, Mário Coan, por sua vez, destacou os esforços coletivos realizado para que este resultado fosse possível. “O Geen Destinations coroa a nossa ideia de desenvolvimento turístico sustentável e coroa o trabalho voluntário do MOV pela preservação da natureza. Isso demonstra ainda mais a importância de sermos responsáveis na hora de conduzir nossa cidade”, afirmou.
Para o secretário de Turismo de Orleans, Leomar Brugnara, o foco agora é preparar a infraestrutura local por meio de recursos público, de iniciativas privadas e da sociedade civil organizada. “Temos que aproveitar esta tendência dentro do turismo para fomentarmos os investimentos em Orleans e fazermos disso uma potência, mas, para isso, precisamos ter pés no chão. É uma sequência de trabalho que depende do engajamento de toda a sociedade”.
Sobre o MOV
Diante da preocupação da possibilidade de retorno da mineração de carvão no município, foi criado, de forma voluntária, o Movimento Orleans Viva – Guardiões da Montanha (MOV). Um dos objetivos foi incentivar e apoiar o ecoturismo, o turismo rural e a agricultura familiar sustentável por meio de ações de educação ambiental, valorizando as belezas cênicas da cidade e incentivando o desenvolvimento do ecoturismo.
“Quando o MOV foi criado, nossa intenção também foi fazer com que as pessoas daqui enxergassem os potenciais que nossa cidade tem. E, à medida em que nossa cidade for sendo divulgada, nosso intuito é garantir que a estrutura para acolher os turistas seja feita de uma forma sustentável. Conhecer, mas, acima de tudo, preservar e manter intacto ou com o mínimo de impacto possível estas áreas tão bonitas que a gente tem”, afirmou a voluntária do MOV, Márcia Sartor Preve.