Educação

Fiz o Enem, que curso escolher agora? Orientadora profissional comenta afirma que curso precisa ter o DNA de cada um

A resposta pode estar nas questões básicas diárias para compreender as áreas de interesse

Divulgação

Com tantas modalidades de ingresso no ensino superior, o Enem continua sendo uma das principais. A nota determina a classificação em cursos que o participante desejar, e quanto maior, mais chances de desconto nas mensalidades. O resultado do último exame feito no ano passado, será divulgado no dia 11 de fevereiro, mas as instituições costumam aceitar desempenhos de até 2009.

Para a orientadora profissional, Ingrid Martins, o ideal para quem está preocupado com a escolha do curso, já tendo a nota do Enem, é avaliar quais são as suas características principais. “A escolha deve ser baseada no dia a dia, ou seja, sair um pouco da questão de humanas e exatas. Ouço muito “Ah, eu vou para a engenharia porque sou bom em matemática, sou bom em biologia então vou fazer medicina. É bom evitar isso”, comentou.

A resposta pode estar nas questões básicas diárias para compreender as áreas de interesse. “O que eu gosto de ler, estudar, ou até nas redes sociais, o que realmente me atrai e faz com que o tempo não passe quando estou fazendo a atividade? Devo perceber isso”, ressaltou a profissional.

Ingrid aconselha aos jovens que estão com muitas dúvidas, para não iniciarem um processo no momento. “Não entre em uma faculdade, um curso, por entrar. Fazer por fazer. Porque é uma garantia de emprego, de sucesso, porque de fato não é assim”.

Notícias Relacionadas

Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano

Cerca de 160 mil mortes anuais têm relação com consumo desses produtos

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia

Motociclista morre em colisão frontal com carro em SC

Segundo relatos da PMRv, o motorista do carro, um homem de 25 anos, é suspeito de estar dirigindo sob influência de álcool no momento da colisão

Taxa de desocupação de Santa Catarina cai para 2,8%, o menor percentual em 10 anos

pesquisa do IBGE mostra também que o mercado de trabalho catarinense está em expansão