Trânsito

Trânsito interrompido nesta quinta-feira, em Tubarão

Foto: DNIT/Divulgação

Foto: DNIT/Divulgação

A BR-101 terá o trânsito interrompido nesta quinta-feira (19), no km 337,8, em Tubarão, próximo ao Bairro Fábio Silva. Das 13h às 15h, próximo ao Bairro Fábio Silva, o trânsito será bloqueado para que o consórcio JDantas-Novatecna de continuidade à escavação da galeria do túnel para transposição do Morro do Formigão, com a remoção de rochas por detonação de explosivos.

A interrupção no tráfego, em ambos os sentido da rodovia, é necessária para a continuidade da construção do túnel do Morro do Formigão. Os mesmos procedimentos de segurança para com a comunidade de Fábio Silva serão adotados durante os primeiros metros de perfuração. Das 13h às 15h, os moradores lindeiro às obras do túnel serão retirados das suas residências e destinados a local seguro, afastado da área de detonação.

Com o avanço da galeria, serão adotados novos procedimento de segurança para a comunidade lindeira.

Em caso de problemas com a logística das atividades, o bloqueio será cancelado, com aviso à imprensa regional e a comunidade de Fábio Silva. Nesta quinta-feira não haverá detonações de rocha no km 316, no Bairro Bananal, limite dos municípios de Laguna e Pescaria Brava.

O túnel faz parte da Fase 2 das obras de duplicação da rodovia, inclusa no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em execução pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Detonações vão acontecer de segunda a sábado

Para atender a logística da obra e dar vazão aos trabalhos, o DNIT ampliou os dias na semana que poderão ser realizadas as remoções de rochas por detonações. Anteriormente, as detonações eram realizadas às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, passando agora a acontecer de segunda-feira a sábado.

Todos os trabalhos de escavação com uso de explosivos são divulgados para a imprensa regional com antecedência e estão disponíveis no site www.101sul.com.br.

Cuidados redobrados

O DNIT recomenda que durante a interrupção do tráfego, os usuários da BR-101 Sul não tomem caminhos alternativos, pois o intervalo de tempo entre as detonações e a liberação do tráfego é pequeno. O uso de vias municipais torna-se mais demorado, além de acrescer fluxo aos bairros de Monte Castelo, Oficinas e Morrotes, aglomerados urbanos tubaronenses.

Há recomendação, ainda, aos moradores locais é para evitar a aproximação nas frentes de obra. O fluxo intenso de veículos pelo segmento de pista simples entre o km 337 ao km 339 da BR-101 Sul, no município catarinense de Tubarão, torna o trecho inadequado para circulação de pedestres. Além disso, há a movimentação de equipamentos pesados, como tratores e caminhões basculantes, ocupando o espaço da pista de sentido Norte-Sul, pela faixa destinada ao trânsito lento.

Outra recomendação de segurança é feita para a redução de faixas de rolagem, no sentido Sul-Norte, próximo ao km 339, quando finda o trecho duplicado e inicia pista simples, com tráfego em mão dupla. O segmento de pista entre o km 337 ao km 339 tem limite de velocidade fixado em 60 km/h.