Em contrapartida, Florianópolis lidera a lista com 512 pacientes ainda em tratamento
Mais de 60 cidades de Santa Catarina não possuem casos ativos de Covid-19. É o que mostram os dados do Painel Coronavírus do NSC Total desta segunda-feira (29): dos 295 municípios catarinenses, 67 não têm pacientes em tratamento da doença – o que representa 22,54% do total.
Atualmente, o Estado tem 4.082 pacientes que ainda estão em tratamento para a Covid-19. Este é o menor número desde junho do ano passado, quando, no dia 24, Santa Catarina registrou 4.265 pacientes em tratamento.
Entre as cidades sem casos ativos, a maiora está localizada no Oeste catarinense. Ao todo, 34 cidades da região estão sem pacientes em tratamento da Covid-19. Em seguida, vêm o Vale do Itajaí (14), Serra catarinense (9), Grande Florianópolis (5), Sul (3) e Norte (2). (veja a lista completa de municípios abaixo)
Casos ativos nos últimos sete dias em SC:
Em contrapartida, Florianópolis é a cidade com o maior número de pessoas ainda em tratamento contra a Covid-19: 512. O número representa 12% do total de pacientes de todo o Estado. Depois da Capital, vêm Joinville, com 381, e São José, com 229 casos ativos.
Veja a lista dos 67 municípios sem casos ativos para Covid-19:
- Abdon Batista
- Água Doce
- Águas Frias
- Alto Bela Vista
- Anitápolis
- Arabutã
- Arroio Trinta
- Bandeirante
- Barra Bonita
- Bela Vista do Toldo
- Belmonte
- Benedito Novo
- Bom Jardim da Serra
- Bom Jesus do Oeste
- Braço do Trombudo
- Brunópolis
- Calmon
- Caxambu do Sul
- Celso Ramos
- Chapadão do Lageado
- Cordilheira Alta
- Coronel Martins
- Descanso
- Dona Emma
- Doutor Pedrinho
- Formosa do Sul
- Frei Rogério
- Imaruí
- Imbuia
- Iomerê
- Irati
- Jardinópolis
- Jupiá
- Lacerdópolis
- Leoberto Leal
- Lindóia do Sul
- Macieira
- Major Gercino
- Massaranduba
- Matos Costa
- Mirim Doce
- Nova Itaberaba
- Novo Horizonte
- Painel
- Palma Sola
- Paraíso
- Pedras Grandes
- Peritiba
- Presidente Castello Branco
- Presidente Nereu
- Princesa
- Rancho Queimado
- Rio do Campo
- Rio do Oeste
- Rodeio
- Romelândia
- Salete
- Santa Helena
- Santiago do Sul
- São Bonifácio
- São Cristóvão do Sul
- São João do Itaperiú
- Treviso
- União do Oeste
- Urubici
- Vargem
- Witmarsum
Vacinação traz otimismo para a pandemia
No último sábado (27), o Governo do Estado divulgou uma nova atualização do Mapa de Risco, que aponta que 12 das 17 regiões do Estado estão com o risco potencial moderado para Covid-19. Este é o melhor índice da matriz que mede a situação da pandemia no Estado. As demais estão no nível alto.
Porém, a identificação de uma nova variante do vírus, chamada de Ômicron, que surgiu na África do Sul, tem trazido dúvidas de como será o combate da pandemia nos próximos meses.
Para o infectologista Amaury Mielle, no entanto, o avanço da vacinação e a perspectiva de em breve estarem disponíveis remédios comprovadamente eficazes contra a Covid-19, desenvolvidos pelas farmacêuticas Merck e Pfizer, traz otimismo para o combate à pandemia.
— O panorama daqui pra frente eu acredito que seja um processo de estabilização. Temos que ver como essa Ômicron vai se comportar. Ainda é muito cedo pra dizer. Eu não vejo um cenário grave de mais internações e mortes, mas certamente pode ocorrer aumento de casos. A gente tem também pro ano que vem a possibilidade de drogas antivirais, o que eu acredito que seja um fator que mude a forma de lidarmos com a pandemia — destaca.
Nesta segunda-feira (29), o Estado também confirmou mais sete mortes por Covid. Agora, desde o início da pandemia, são 19.983 óbitos causados pela doença. Em relação ao número de casos, foram mais 99, chegando ao total de 1.232.208 confirmados.
Com informações do NSCTotal