Fumaça que vem cobrindo a cidade há dois dias se trata de um incêndio em turfas, material orgânico resultante da decomposição de vegetação
O Corpo de Bombeiros de Araranguá divulgou uma nota nesta terça-feira, 16, para esclarecer sobre uma fumaça que vem cobrindo a cidade há dois dias. Ela foi registrada na região entre o bairro Coloninha e Lagoa da Serra, a aproximadamente cinco quilômetros de distância do centro da cidade. A fumaça se trata de um incêndio em turfas, material orgânico resultante da decomposição de vegetação.
Confira a nota:
”Entenda um pouco sobre a nuvem de fumaça que cobriu a cidade de Araranguá nos últimos dias. Trata-se de um incêndio em turfas.
A turfa é o tipo de material orgânico resultante da decomposição da vegetação que se acumula no solo e pode alcançar vários metros de profundidade. Esse incêndio queima de um a dois metros abaixo do solo.
É muito difícil combater esse tipo de incêndio, pois existe uma camada de terra por cima. Ou seja, a queima ocorre por baixo, tornando o local de difícil acesso, não sendo possível chegar com o caminhão e realizar o combate direto.
O Corpo de Bombeiros já esteve no local e todos os pontos do incêndio já foram monitorados. Não existe nenhuma residência próxima e nenhum risco em potencial.
Estamos em constante alerta com os riscos a vidas e patrimônio.
A guarnição de serviço, não está no local permanente, pois devido às demandas ordinárias e a outras diversas ocorrências, prejudicaria a qualidade do atendimento e o tempo resposta.
O Corpo de Bombeiros Militar de Araranguá segue em alerta.”
Com informações do TNSul