Mensagens nas redes sociais fizeram alerta incorreto sobre início da fiscalização no dia 2 do próximo mês
Uma mensagem que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (27) afirma que os novos radares da BR-101, em Santa Catarina, vão entrar em funcionamento a partir da próxima terça-feira, no dia 2 de novembro. A informação, porém, não é verdadeira.
A Polícia Rodoviária Federal explicou que a mensagem falsa circula principalmente nos grupos e conversas de redes sociais do Sul de Santa Catarina. “UTILIDADE PÚBLICA: A partir de 02/11/2021, serão ativados os radares fixos da BR 101. Fiquem ligados tem velocidade de 80, 100 e 110 km/h”, diz o texto.
A concessionária do trecho sul da BR, onde estão sendo instalados 42 novos controladores de velocidade, informou em nota que não há data definida para início da operação dos equipamentos. A empresa ainda afirmou que quando a data for definida, haverá uma “ampla divulgação” antes do início do funcionamento. O prazo é 31 de dezembro de 2021, segundo o contrato.
Os novos radares
Quem vai do Norte ao Sul de Santa Catarina pela BR-101 percebe uma série de radares instalados, mas nem todos estão em funcionamento. A instalação, porém, gera alerta na população, que busca saber onde estão localizados os equipamentos de fiscalização.
No trecho Sul da BR-101, de Passo de Torres a Palhoça, 42 novos radares estão sendo instalados e entrarão em funcionamento antes de 2022. Isso é o que exige o contrato assinado pela concessionária CCR Via Costeira.
Antes do início da fiscalização, os equipamentos precisam passar por três fases: teste, homologação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e aprovação pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Quando os controladores passarem por todas essas fases e estiverem prontos para entrar em ação, a população será avisada. A velocidade máxima permitida para veículos de passeio continuará sendo 110km/h, e para comerciais de 90km/h.
No trecho Norte da BR-101 de SC ocorre a mesma coisa. Mais 12 aparelhos estão sendo instalados na região da Grande Florianópolis, mas ainda não estão em funcionamento, já que não passaram por todas as fases de liberação.
Com informações do NSCTotal