Geral

Ponte Baixa é a primeira comunidade de São Ludgero que recebe reunião para esclarecer sobre a Raiva Bovina e a Cigarrinha-do-Milho

A Raiva Bovina é uma doença transmitida pelos morcegos

Divulgação

Com o objetivo de esclarecer e combater a Raiva Bovina e a Cigarrinha- do-Milho inicia hoje, terça-feira, 26 de outubro, às 19 horas, no Salão Comunitário da comunidade da Ponte Baixa, a primeira reunião de uma série que serão realizadas nas comunidades de São Ludgero. As reuniões técnicas são uma iniciativa da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), conta com a parceria da Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo e participação da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

A Raiva Bovina é uma doença transmitida pelos morcegos. A doença é causada por um vírus que pode infectar animais domésticos e selvagens, e pode ser transmitida às pessoas pelo contato com a saliva infectada através de mordidas ou arranhões. O assunto está preocupando as autoridades locais. Na comunidade da Ponte Baixa o tema será abordado pelo Médico Veterinário da Cidasc, Eliéser Gobbe.

Outro tema que preocupa é a incidência da Cigarrinha-do-Milho, transmissora de agentes causais de doenças denominadas de enfezamentos na cultura do milho, que tem causado impactos na produção do grão. Como sintomas o avermelhamento e amarelecimento das folhas, encurtamento de entrenós com redução do porte das plantas, multi-espigamento e a má formação de espigas e grãos, o que afeta diretamente o rendimento das lavouras. O tema será abordado pelo Engenheiro Agrônomo da Epagri, Igor Franz Dittert.

O Secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo, Paulo Sérgio Lorenzetti, reforça a importância da participação das famílias para adquirirem conhecimento, entender melhor as doenças, sanar dúvidas e receber orientações importantes de como prevenir e combater. “É uma ação que busca levar informações importantes às famílias rurais”, pontua o secretário.

Notícias Relacionadas

Cegero promove palestra e reúne formadas das três turmas do Programa Mulheres Cooperativistas

Jovens Cooperativistas celebram formatura em evento emocionante promovido pela Coopercocal

Duas mulheres ficam feridas após colidirem contra poste em Turvo

Ambas as vítimas foram encaminhadas ao hospital do município

‘Coberta de sangue’: mulher agride companheira com pedra em Siderópolis

Vítima foi encaminhada ao hospital; caso foi registrado em Siderópolis no domingo (24)