Educação

Alunos da Escola Antônio Colombo realizam releitura do livro ‘Criciúma: Uma história de todos’

Noite de autógrafos marca o resultado dos estudantes no projeto. Além da releitura, os alunos realizaram apresentações típicas e maquetes de pontos turísticos do município

Divulgação

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Antônio Colombo, do bairro Laranjinha, tiveram uma noite de estrela e autógrafos. Os responsáveis pela releitura do livro ‘Criciúma: Uma história de todos’, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação, apresentaram a sua versão para os pais, professores, equipe diretiva e autoridades na noite da última terça-feira (19), na própria unidade escolar.

A versão dos estudantes é intitulada de ‘Criciúma de muitas histórias e todas as cores’. Além da releitura da obra original, as ilustrações também foram feitas pelos alunos. “A professora Maria Rosane Demetrio Ricardo realizou um trabalho envolvendo toda a escola sobre o livro idealizado pela secretaria. Desta vez, os alunos foram os escritores e criaram o seu próprio livro”, comentou a coordenadora pedagógica, Lívia da Silva.

No evento, também foram apresentadas a releitura da ‘Galeria dos prefeitos’, que fica no hall do Paço Municipal Marcos Rovaris, e maquetes de pontos turísticos do município, além de apresentações culturais inspiradas nas etnias e povos que construíram o município. “Todos os trabalhos foram realizados pelos alunos do 4º ano em diversos componentes. É uma alegria ver este resultado, pois é justamente o que pensamos quando criamos o livro, que os alunos pudessem conhecer a história da nossa gente”, acrescentou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

A diretora da EMEB Antônio Colombo, Fabiula Peraro Augusto, ressaltou que a noite da última terça-feira foi um resultado de muita leitura e escrita. “Acreditamos que bons leitores podem se tornar ótimos escritores, pois a leitura e a escrita sempre foram incentivadas na escola. Estamos orgulhosos dos nossos alunos, que abrilhantaram a noite autografando suas obras. Foi um momento mágico e meu sentimento é de gratidão. A dedicação e o interesse de todos resultou nesta belíssima noite”, comentou.

Livro ‘Criciúma: Uma história de todos’

O livro conta a história dos 141 anos de Criciúma. A obra é escrita pelos profissionais da Secretaria Municipal de Educação.

O exemplar engloba desde os primeiros habitantes, os povos indígenas e seu contato com os colonos, passando pelos movimentos migratórios, os quais contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento social e econômico e as modificações do município durante os anos. Além de reunir fotografias, informações sociais, econômicas, geográficas, de infraestrutura e administrativas de Criciúma.

Notícias Relacionadas

Casos de dengue antecipam pico e colocam Santa Catarina em alerta para início de 2025

Até 4 de novembro deste ano, o Estado registrou 340 mortes e 350 mil casos da doença, números três vezes maiores que os de 2023

Motorista dorme no carro e é flagrado transportando mais de 200 kg de drogas em SC

Ao se aproximarem, os agentes notaram que o interior do automóvel estava repleto de tabletes de maconha

O Monólogo como ferramenta de autoconhecimento e expressão

Cegero promove palestra e reúne formadas das três turmas do Programa Mulheres Cooperativistas