Educação

Plantar e colher hortaliças na prática da turminha do Infantil Satc

Alunos do ensino integral aprendem os benefícios da alimentação saudável

Divulgação

Desde cedo os pequenos da turminha do Integral da educação infantil sabem o quanto é importante plantar e colher. O cuidado com as plantinhas na horta vai resultar em verduras que serão usadas na alimentação escolar. E eles gostam de colocar a mão na terra e plantar no Colégio Satc.

Já rolou plantio de repolho, abóboras e, em breve, serão as vagens. Mas nesta segunda-feira (27), foi dia de colher cenouras. As amigas Maria Giovana, Eloisa e Malu adoraram a atividade. “Foi a gente que plantou”, comentaram orgulhosas.

Na ida anterior ao horto, os pequenos levaram as sementes e puderam conversar com elas. “Eles sabem que a sementinha cresce, mas tem que conversar, falar coisas bonitas e cobrir ela com a cobertinha, que é a terra”, contou a professora Taís Agda da Rosa.

Na hora da colheita, cada aluno teve a oportunidade de retirar da terra o alimento. Eles poderão levar para casa e também vão saborear no almoço. “A alimentação saudável faz parte das atividades que trabalhamos com eles. E sempre que há a oportunidade vamos para o horto, fazer o plantio e, principalmente, a colheita para o almoço. Eles adoram”, comenta Taís.

A turminha do Integral do ensino infantil fica o dia todo no Colégio Satc. No período da manhã, com a professora Taís e a auxiliar pedagógica Taiara dos Santos, eles participam de atividades especiais para estimular o conhecimento e novos saberes. As idas ao horto fazem parte das propostas pedagógicas do infantil.

Conforme a professora, plantar o alimento, colher e levar para que seja preparado desperta a curiosidade deles em experimentar. “Alguns provam e relatam que gostaram. Outros dizem que só vão provar. Assim um prato bem colorido já não assusta mais aqueles que antes eram resistentes aos novos sabores”, afirma Taís.

Notícias Relacionadas

ACIO é bicampeã do Prêmio InovA+ da FACISC e destaque em Comunicação e Marketing

Premiações valorizam as boas práticas de inovação e gestão, fazendo com que a Associação Empresarial de Orleans se consolide como referência no associativismo catarinense.

Idoso é detido por tentar furtar alimentos em supermercado de Criciúma

Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais

Motociclista é alvo de roubo em Içara

Um boletim de ocorrência foi registrado, e o caso está sob investigação.

Foragido do sistema prisional é encontrado dormindo em estacionamento e acaba sendo recapturado em Criciúma

Após a prisão, ele foi reconduzido ao presídio, onde permanece sob custódia