Na semana passada, ONG encontrou 59 animais da mesma espécie no litoral Sul de Santa Catarina
Pelo menos oito pinguins-de-magalhães foram encontrados mortos na praia do Ervino, em São Francisco do Sul, na manhã desta terça-feira, 17. As aves foram localizadas durante as rondas matinais do Projeto de Monitoramento de Praias (PMB) da Univille, que monitora a região.
Conforme informações da organização, todos os pinguins encontrados eram juvenis e, nesta época do ano, é comum que sigam o cardume de peixes e migrem para a região em busca de alimentos e territórios mais quentes.
A causa da morte dos animais ainda será investigada, mas a suspeita é de que as aves tenham se ferido por rede de pescas, consequentemente, tenham se afogado.
Na semana passada, a ONG Educamar Brasil encontrou 59 pinguins da mesma espécie mortos entre as praias de Passo Torres e Araranguá, no litoral Sul de Santa Catarina.
Entre os animais, haviam jovens e adultos. Segundo publicação da ONG, quando pinguins adultos são encontrados mortos, há um forte indicativo de causa humana, como poluição e incidentes com redes de pescas.
Duas baleias encalhadas
Na semana passada, a equipe de monitoramento da Univille registrou o encalhe de duas baleias-jubarte também em São Francisco do Sul, na praia Grande. Ambas estavam mortas quando foram encontradas.
Os animais apresentavam ausência de barbatanas e deslocamento de pele. Não havia vestígios de ação humana na morte das baleias. A causa das mortes ainda estão sendo investigadas.
Com informações do NSCTotal