Ao menos 42 gigantes já foram avistadas na região Sul de Santa Catarina durante o período reprodutivo da baleia-franca, que vai de julho a novembro.
Estudantes de biologia e outras áreas de pesquisa da vida marinha se instalaram na Capital Nacional da Baleia Franca, a cidade de Imbituba, para atuar no projeto Pro Franca/Instituto Australis. A iniciativa realiza o monitoramento dos cetáceos no berçário das baleias em Santa Catarina.
São 15 pontos monitorados entre Laguna e Palhoça. O programa conta com estagiários das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país. Eles avaliam a sazonalidade e comportamento das baleias-francas na região. Cerca 400 acadêmicos concorreram ao processo seletivo para as 15 vagas do projeto.
A estudante de ciências biológicas, Alessandra Leonardo, revela que a experiência está sendo inovadora: “É uma vivência diferente, mais que estudar baleias, estou percebendo os outros desafios que vão fazer parte de minha formação”, explica a futura bióloga, natural de Recife.
A atuação dos estagiários é na APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia-Franca. O projeto conta com recursos da Petrobras.
Confira onde ocorre o monitoramento
Palhoça: Guarda do Embaú, Pinheira de Cima e Pinheira de Baixo
Garopaba: Garopaba, Siriú e Gamboa
Imbituba: Itapirubá Norte, Praia da Vila, Porto, Praia d’água, Ribanceira, Ibiraquera, Luz e Rosa
Laguna: Praia Grande e Prainha, Cardoso, Cigana, Mar Grosso, Praia do Gi, Praia do Sol e Itapirubá Sul
A rota da Baleia-franca
É no período de julho a novembro que os cetáceos são registrados no litoral de Santa Catarina. As fêmeas buscam águas mais calmas e quentes na região. A interação desses animais próximo à costa, é um comportamento particular que acontece somente no litoral catarinense.
“É uma estratégia que elas têm para se proteger contra predadores, e para a economia energética”, ressalta o gerente de pesquisa do Pro Franca, Eduardo Renault.
A temporada de amamentação dos filhotes vai até o terceiro mês de vida. O período é de desenvolvimento de atividade motora e crescimento desses animais.
A expectativa é que pelo menos 100 baleias sejam avistadas até o fim da temporada em Santa Catarina.
Com informações do site ND Mais