Geral

Militares da FAB fazem exercícios na região

Força Aérea Brasileira treina na região. Helicópteros Black Hawk H60 estão entre as aeronaves utilizadas no treinamento

Uma guerra entre dois países começou no início desta semana e nesta quinta-feira os inimigos começaram a se confrontar pela primeira vez. O enredo, que mais parece de um filme, é, na verdade, de um treinamento que será realizado pela Força Aérea Brasileira até o próximo dia 20 na região. Entre os participantes estão integrantes da 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria de Tubarão.

As ações são realizadas a partir da Base Aérea de Florianópolis e trata-se de um treinamento regularmente executado pela Segunda Força Aérea (II FAE). O objetivo é de treinar os esquadrões envolvidos, desenvolver e validar novas técnicas e táticas de emprego. Tudo isso para melhorar a capacidade da própria Força Aérea Brasileira em sua missão de manter a soberania do espaço aéreo.

Nos exercícios, haverá uma simulação de guerra entre dois países. Um deles invadirá a área vizinha. Um grupo está sediado em Florianópolis e o outro no aeroporto de Jaguaruna, onde começaram os confrontos hoje. Nesta mobilização, serão utilizados 12 helicópteros, 12 aviões, dentre eles os novos P-3AM e os aviões radares (E-99), além de seis aviões de apoio para o transporte do efetivo desdobrado.

Somente de Tubarão, participam 20 integrantes do Exército. “Será de grande proveito para nós esta participação. Soldados nossos estão tendo a oportunidade de presenciar um treinamento deste porte e na nossa região”, afirma comandante, major Ricardo de Andrade Serrazes.

Diário do Sul