Primeira reunião foi realizada e, entre as ações, ficou definida a necessidade de uma casa de amparo às vítimas na região da Amrec.
A presidente da Câmara de Vereadores de Orleans, Mirele Debiasi, reuniu aliados em uma de suas principais bandeiras: o combate à violência contra a mulher. Em reunião nesta terça-feira, dia 1º, representantes de instituições do município trataram de ações voltadas ao Projeto de Lei nº 2.992, que cria o “Programa de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e Intrafamiliar”, de autoria da vereadora.
“Projetos são feitos para saírem do papel. Mais que criar essa lei, é necessário que a comunidade, entidades e agentes públicos abracem essa luta. Não podemos banalizar e achar normal a violência dentro dos lares. Isso deixa uma cicatriz de dor nessas mulheres, filhos e famílias para o resto da vida. E, muitas vezes, essa violência resulta em morte”, declarou ela.
Durante o encontro, foi debatida a necessidade de se fazer um esforço integrado entre os órgãos para que o programa se torne uma ferramenta efetiva na prevenção da violência doméstica e intrafamiliar. Para isso, foram elencadas ações e serem trabalhadas nas escolas através do CREAS, CRAS, Polícia Civil, OAB, Unibave e demais agentes. Além disso, será criado um fluxograma de trabalho para atendimento às vítimas. “Existe a necessidade e é de extrema importância a Criação de Uma Casa de Amparo e Acolhimento às Vítimas na região da AMREC e essa deverá ser uma solicitação desse grupo aos gestores intermunicipais”, adiantou Mirele.
O delegado de Polícia Civil de Orleans, Fernando Henrique Guzzi, ressaltou a importância não apenas do combate à violência contra a mulher, mas, principalmente, da prevenção. “A Polícia Civil é o órgão responsável pela investigação e responsabilização criminal dos agressores, ou seja, age depois que a violência acontece. Para além desse dever, a Delegacia de Orleans aderiu à iniciativa, ingressando no grupo de trabalho para auxiliar também na prevenção e tentativa de rompimento do ciclo de violência”, ressaltou.
Uma próxima reunião ficou marcada para julho com a integração de outros órgãos. Entre os presentes no primeiro encontro, além da vereadora, estavam: Fernando Henrique Guzzi, delegado de Polícia Civil de Orleans; advogado Fernando Cruzetta, presidente da OAB Subseção de Orleans; Giulia Oliva Grassi, representando o CREAS; Vandreça Vigarani Dorregão, coordenadora do Curso de Psicologia do Unibave, Edina Furlan Rampineli, presidente da Rede Feminina; Maristela Volpato Bussolo, representando a Secretaria da Educação; Tatiani Jung Furlan, representando a Secretaria de Assistência Social; Carmina Debiasi Carminati e Ana Maria Figueredo, representando o CRAS; Suzelei Albino Rinaldi, psicóloga jurídica; Deize Luana Colares, representando o Espaço Encontro Psicologia, e Edelcio Zampronio, assessor parlamentar.