Atos no Estado seguem mobilização nacional marcada e tem como pauta principal a saída do presidente Jair Bolsonaro.
A manhã deste sábado (29) é de protestos em cidades de Santa Catarina. Atos contra o presidente Jair Bolsonaro foram marcados ao longo do dia no Estado. Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Itajaí, Jaraguá do Sul e Chapecó são alguns dos municípios que organizaram manifestações.
Entre as reivindicações estão a saída do presidente, a ampliação da vacinação e o auxílio emergencial. De acordo com Jacir Zimmer, um dos organizadores do ato em Florianópolis, além da pauta principal, outros pedidos estão incluídos na manifestação. Na capital catarinense, aproximadamente 5 mil pessoas se reuniram no Largo da Alfândega, de acordo com a Polícia Militar. Não houve registro de ocorrências. Já de acordo com os organizadores, o ato reuniu cerca de 10 mil pessoas.
“A pauta principal é o fora Bolsonaro, a vacina já para todos e o auxílio emergencial. Além da pauta geral, também teremos pautas específicas como contra os cortes na educação, a defesa da saúde e contra o desmonte do serviço público”, disse.
O organizador afirmou, ainda, que o ato tem uma comissão sanitária para controlar e organizar a manifestação a fim de garantir que as medidas de proteção ao coronavírus sejam cumpridas.
Entre os manifestantes, a estudantes Gabriely Goulart, de 16 anos, disse que é fundamental ir às ruas para protestar. “Já passou mais tempo do que deveria para irmos às ruas, muita gente morreu e essas vidas não voltam, precisamos lutar pelos que estão vivos, pelos que precisam”, afirmou.
Em Criciúma, a concentração aconteceu no bairro Próspera. O ato iniciou por volta das 9h e reuniu manifestantes que saíram em carreata.
Com informações do site ND Mais