Serviço tem como objetivo evitar prejuízos, tais como a interrupção do fornecimento de energia em dias de mau tempo e vendavais.
O plantio de árvores, em especial do eucalipto, muito próximo das redes de energia elétrica, tem ocasionado inúmeros prejuízos para a COOPERMILA e aos associados. Entre as consequências estão a interrupção do fornecimento de energia em dias, principalmente, de mau tempo e vendavais. A fim de evitar tais problemas, a cooperativa realiza o serviço de roçada no leito da extensão das redes de distribuição todos os anos.
Para tanto, tem como base a Lei Estadual nº 17.588/2018 e a Lei Municipal Complementar nº 2/2015, que prevê a supressão da vegetação a partir do eixo central da rede, de 15 metros de extensão para cada lado. Entretanto, em muitas ocasiões, a cooperativa encontra dificuldades para que o associado entenda os prejuízos e os riscos que o plantio de árvores muito próximas das redes pode causar.
A COOPERMILA esclarece plantio de árvores sem respeitar as distâncias mínimas da rede elétrica reflete principalmente na confiabilidade e qualidade no fornecimento de energia. Além disso, há ainda o critério segurança a ser levado em consideração, visto que quedas de árvores sobre as redes de energia elétrica elevam os riscos de choque elétrico em pessoas ou animais. O contato das árvores com a rede de distribuição pode ocasionar prejuízos ao fornecimento de energia elétrica. A COOPERMILA dispõe de equipes para efetuar a poda ou corte de árvores próximas à rede elétrica.
O associado pode auxiliar a cooperativa informando sobre a necessidade de realização da poda preventiva de árvores que estejam em contato ou muito próximas da rede elétrica, fazendo o contato com a COOPERMILA e repassando as informações necessárias para a execução do serviço. A cooperativa ressalta que as árvores devem oferecer algum risco à rede elétrica para que o serviço seja executado.
“Quanto maior a consciência dos associados, menor serão as ocorrências tendo como causa árvores nas redes e, por consequência, menor será o custo de manutenção e maior será a qualidade da energia distribuída. O problema relacionado às árvores próximas às redes é antigo e cabe a cada associado fazer a sua parte. Estamos fazendo a gestão da cooperativa para cada dia sermos mais eficientes, oportunizando cada vez mais uma energia de qualidade e ao menor custo possível”, enfatizou o presidente Alcimar Damiani de Brida.