Secretária de Saúde do município publicou vídeo para reforçar campanha de vacinação contra a doença; "estamos preocupados".
O município de Urussanga, no Sul de Santa Catarina, está em alerta contra a febre amarela. Isso porque quatro macacos foram encontrados mortos com indícios da doença no município, logo após o registro de mais um caso de febre amarela em um paciente internado em Imbituba, cidade localizada a pouco mais de 100 km de distância.
A situação acendeu o alerta no município. A Prefeitura realiza campanhas para reforçar a vacinação contra a doença. A secretária municipal de Saúde, Ingrid Zanellato, publicou um vídeo para convocar a população a tomar o imunizante para febre amarela.
“Aqui em Urussanga tivemos quatro mortes de macacos. Em virtude disso, estamos reforçando a campanha contra a febre amarela. [..] Essa é uma batalha da qual nós estamos preocupados no momento também”, disse.
Em função disso, a indicação é que as pessoas residentes em Urussanga que ainda não se vacinaram contra a febre amarela procurem a Unidade de Saúde do seu bairro e atualizem sua vacinação.
A vacina é para quem tem de 9 meses a 59 anos de idade e não apresenta critérios de contraindicação. Quem tem mais de 60 anos precisa passar por avaliação médica.
Veja os locais onde os macacos mortos foram encontrados:
No Estado já foram registrados sete casos da doença, só em 2021, com duas mortes.
A primeira foi de um homem, de 34 anos, morador de Águas Mornas, na Grande Florianópolis. O outro, de um morador de 59 anos, de São Bonifácio, também região da Grande Florianópolis.
Os outros casos já confirmados são de Taió, Águas Mornas, Anitápolis, Blumenau e, por último em Imbituba. Segundo a Dive/SC, nenhum dos casos confirmados tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.
Com informações do site ND Mais