Ações são realizadas de forma contínua pela empresa, mas receberam maior destaque nesta semana, quando a data é celebrada mundialmente.
Com foco na valorização da vida, a Carbonífera Catarinense promoveu ações alusivas ao Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho nesta quarta e quinta-feira, dias 28 e 29 de abril. Nestas datas, os profissionais da área de segurança recepcionaram a equipe com arco de balões e paródias desenvolvidas especialmente para o evento e cantada pela profissional Amanda Palheta dos Santos Souza.
“Ao som da música e empolgados com o ritmo e letra que traduziam as ações de segurança, os mineiros aplaudiam e dançavam. Fizemos também um bate-papo rápido falando sobre a importância dos cuidados individuais e coletivos para que todos tenham saúde e segurança no ambiente de trabalho. Acreditamos que estar de bem com a vida é voltar em segurança para sua família”, ressaltou a engenheira de Segurança, Franciele Candido de Oliveira.
A Carbonífera Catarinense, fundada há 22 anos, tem ciência de sua responsabilidade, tendo em vista que gera 598 profissionais diretos e 5 mil indiretos, além de 68 prestadores de serviços. Por isso, um trabalho contínuo é realizado visando conscientizar sobre os cuidados com a saúde e segurança de cada profissional. “Todos os dias, temos o DDS (Diálogo de Diário de Segurança) para abordar assuntos relacionados às boas práticas e acontecimentos dos turnos anteriores, relatou a engenheira.
“Anualmente, fazemos a SIPATMIN, uma semana inteira com atividades relacionadas à saúde e segurança, onde todos os profissionais são envolvidos diretamente e participam ativamente. Mensalmente, realizamos reuniões com Eng. de Segurança o time de técnicos de segurança para alinhamento das necessidades e orientações. Também de forma mensal, realizamos a reunião do SGS, envolvendo os cargos de alta gestão para análise de indicadores de saúde e segurança e tomada de decisões. Além disso, disponibilizamos materiais, vídeos e mensagem recorrentes, que são compartilhadas via Mural Online nos grupos de WhatsApp, TV etc.”, acrescentou.
[soliloquy id=”374132″]